LIVRO VIRTUAL: REFLEXÕES SOBRE SUAS POTENCIALIDADES
Abstract
O presente trabalho faz reflexões sobre o livro virtual, procurando compreender as transformações do suporte da escrita e leitura, as potencialidades que este meio pode proporcionar e faz breves considerações sobre o livro virtual na escola. Se por um lado as potencialidades do virtual e, neste caso específico, os livros virtuais são sedutores, pois podemos imaginar que uma pessoa cega ou analfabeta pode “ler” um livro, através do audiobook. Por outro lado, precisamos lembrar que ainda o livro impresso continua sendo o principal suporte da escrita, da leitura e do conhecimento. Para analisar as questões mencionadas, dialogamos principalmente com os seguintes autores: Roger Chartier, Pierre Lévy, André Lemos, Lucia Santaella e Gilberto Salgado. Dessa forma, podemos concluir que para além da discussão das potencialidades do livro virtual, é preciso considerar os efeitos sociais, visto uma possível desintegração do espaço público e do aumento do fosso cultural que separam uma elite de superletrados virtuais de uma camada de pessoas que nem letradas foram.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons