“O DIREITO ACHADO NA RUA”: EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO, PROTAGONISMOS SOCIAIS E EMANCIPAÇÃO DO DIREITO.

ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ GERALDO DE SOUSA JUNIOR.

Autores

  • Raique Lucas de Jesus Correia Universidade Salvador
  • José Euclimar Xavier de Menezes Universidade Salvador
  • Raymundo Miranda Ramírez Universidad de Ixtlahuaca CUI
  • Araceli Pérez Velasco Universidad de Ixtlahuaca CUI
  • Roberto Félix Olivares Gutiérrez Universidad de Ixtlahuaca CUI

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Direitos Humanos, Luta Política, Direito Achado na Rua

Resumo

Neste artigo, é apresentada a transcrição de uma entrevista realizada com o professor José Geraldo de Sousa Junior sobre “O Direito Achado na Rua”, realizada para o documentário "Projeto CienciArt V – A Cidade pelo Avesso", e agora publicada na íntegra em português como parte das atividades derivadas do projeto colaborativo “Movimientos Sociales Insurgentes y Prácticas Contrahegemónicas en la Producción del Espacio Urbano. Los Derechos desde la Calle: Análisis Comparativo entre Toluca (México) y Salvador (Brasil)”, desenvolvido entre a Universidade Salvador/Brasil e a Universidad de Ixtlahuaca CUI/México. Com o objetivo de contextualizar o conteúdo da entrevista e apresentar ao leitor os fundamentos teóricos e epistemológicos da proposta de “O Direito Achado na Rua”, a entrevista vem acompanhada de um ensaio introdutório com um panorama geral da história, produções, personagens e conceitos associados a essa importante corrente do pensamento jurídico brasileiro que, após 30 anos desde sua concepção, ainda continua a influenciar e pautar os estudos críticos em Direito no Brasil e na América Latina.

Downloads

Biografia do Autor

Raique Lucas de Jesus Correia, Universidade Salvador

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador/UNIFACS, na condição de bolsista da Coordenação de Pessoal de Nível Superior/CAPES. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS. Pós-graduando em Gestão Social e Políticas Públicas do Patrimônio Cultural pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Social da Bahia/UNISBA. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas e Epistemes da Cidadania/GPPEC/UNIFACS/CNPq. Pesquisador na equipe de investigação do projeto Dos Direitos Humanos Aplicados no Contexto do Cárcere e da Cidade vinculado ao Instituto Jurídico Portucalense/IJP da Universidade Portucalense Infante D. Henrique/UPT/Porto/Portugal. Entre ago/2022 e ago/2023 foi parecerista de projeto cultural credenciado junto a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro/SMC-Rio. Durante o ano de 2020 foi assistente de pesquisa no Departamento de Inovação/DINOV da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação/PRPGI do Instituto Federal da Bahia/IFBA. Entre os anos de 2017 a 2019 esteve vinculado como pesquisador júnior ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC da Faculdade Social da Bahia/FSBA. Suas pesquisas prioritariamente perpassam os seguintes eixos temáticos: Direitos Humanos e Cidadania, Direito à Cidade, Educação Jurídica, Direito e Arte, Direito e Literatura, Direitos Culturais, Sociologia Jurídica, Teoria e Filosofia do Direito.

José Euclimar Xavier de Menezes, Universidade Salvador

Doutor e Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Pós-Doutorado em Filosofia Contemporânea pela Pontifícia Universidade Lateranense (PUL/Roma). Realizou seu research stay em Filosofia dos Direitos Humanos entre a Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT/Porto) e a Universidade de Salamanca (USAL/Salamanca). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Governança e Políticas Públicas (MDGPP) e em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas e Epistemes da Cidadania (GPPEC/UNIFACS/CNPq). Coordenador da equipe de pesquisadores brasileiros no projeto colaborativo “Movimientos Sociales Insurgentes y Prácticas Contrahegemónicas en la Producción del Espacio Urbano. Los Derechos desde la Calle: Análisis Comparativo entre Toluca (México) y Salvador (Brasil)”, desenvolvido entre a Universidade Salvador/Brasil e a Universidad de Ixtlahuaca CUI/México.

Raymundo Miranda Ramírez, Universidad de Ixtlahuaca CUI

Graduado em Direito pela Universidad Autónoma del Estado de México. Mestre em Criminologia e Doutor em Direito pela Universidad de Ixtlahuaca CUI. Docente e Pesquisador da Faculdade de Direito da Universidad de Ixtlahuaca CUI. Integra a equipe de pesquisadores do projeto colaborativo “Movimientos Sociales Insurgentes y Prácticas Contrahegemónicas en la Producción del Espacio Urbano. Los Derechos desde la Calle: Análisis Comparativo entre Toluca (México) y Salvador (Brasil)”, desenvolvido entre a Universidade Salvador/Brasil e a Universidad de Ixtlahuaca CUI/México.

Araceli Pérez Velasco, Universidad de Ixtlahuaca CUI

Graduada em Direito. Mestre em Direito Constitucional e Amparo. Doutora em Direito pela Universidad de Ixtlahuaca CUI, com Diplomas em Direitos Humanos, em Julgamento de Amparo e em Marketing para Pequenas e Médias Empresas. Advogada nas áreas Cível e de Família. Professora de nível superior e pesquisadora na Universidad de Ixtlahuaca CUI e no curso de pós-graduação nas áreas de Mestrado em Administração e Mestrado em Direito Constitucional e Amparo. Professora da Universidad Autónoma del Estado de México, no Centro Universitário UAEM Atlacomulco. Diretora de Educação Continuada da Universidad de Ixtlahuaca CUI. Integra a equipe de pesquisadores do projeto colaborativo “Movimientos Sociales Insurgentes y Prácticas Contrahegemónicas en la Producción del Espacio Urbano. Los Derechos desde la Calle: Análisis Comparativo entre Toluca (México) y Salvador (Brasil)”, desenvolvido entre a Universidade Salvador/Brasil e a Universidad de Ixtlahuaca CUI/México.

Roberto Félix Olivares Gutiérrez, Universidad de Ixtlahuaca CUI

Doutor em Educação pela Universidad de Ixtlahuaca CUI. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidad Autónoma del Estado de México, onde também obteve seu bacharelado em Direito. Concluiu especializações em Direito Processual, Administração Pública, Direito Constitucional e Amparo na Faculdade de Direito da mesma universidade, e em Administração Pública na Faculdade de Ciências Políticas e Administração Pública da UAEM. Também estudou Administração Pública Metropolitana e Regional no Instituto Nacional de Administração Pública (INAP). Integra a equipe de pesquisadores do projeto colaborativo “Movimientos Sociales Insurgentes y Prácticas Contrahegemónicas en la Producción del Espacio Urbano. Los Derechos desde la Calle: Análisis Comparativo entre Toluca (México) y Salvador (Brasil)”, desenvolvido entre a Universidade Salvador/Brasil e a Universidad de Ixtlahuaca CUI/México.

Referências

ALBERNAZ, R. O.; WOLKMER, A. C. As questões delimitativas do direito no pluralismo jurídico. Seqüência, Florianópolis, v. 29, n. 57, p. 67-94, 2008.

ARAGÓN ANDRADE, O. El derecho en insurrección: Hacia una antropología jurídica militante desde la experiencia de Cherán, México. México: Escuela Nacional de Estudios Superiores Unidad Morelia, 2019.

CAMPILONGO, C. F.; FARIA, J. E. A sociologia jurídica no Brasil. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

CHAUÍ, M. Roberto Lyra Filho ou Da dignidade política do direito. Direito e Avesso, Brasília, n. 1, p. 11-25, 1982.

CORREIA, R. L. de J. El Derecho Desde La Calle. Portal GPPEC, 23 ago. 2024. Disponível em: https://www.gppec.com.br/post/el-derecho-desde-la-calle. Acesso em: 23 ago. 2024.

CÔRTES, S. N. Q. A “dignidade política do direito” e a “dignidade jurídica da política”, no caminho de Roberto Lyra Filho. In: SILVA, A. V. da; et al. (Org.). Estudos de direito público: Direitos fundamentais e estado democrático do direito. Porto Alegre: Síntese, 2003.

COSTA, A. A.; COELHO, I. M. Teoria dialética do direito: A filosofia jurídica de Roberto Lyra Filho. Brasília: Faculdade de Direito - UnB, 2017.

ESCRIVÃO FILHO, A.; et al. O direito achado na rua: Concepção e prática no percurso de Roberto Lyra Filho. In: SOUSA JUNIOR, J. G. de. (Org.). O direito achado na rua: Concepção e prática. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015. p. 41-55.

LYRA FILHO, R. Por um direito sem dogmas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1980.

LYRA FILHO, R. A nova escola jurídica brasileira. Direito e Avesso, Brasília, n. 1, p. 1-10, 1982.

LYRA FILHO, R. O que é direito? São Paulo: Brasiliense, 2006.

LYRA FILHO, R. Entrevista com Roberto Lyra Filho sobre a criação da Nova Escola Jurídica Brasileira (NAIR), seguida do programa por ele organizado para o Centro de Estudos Dialéticos: O Direito Achado na Rua. Rascunhos inéditos. In: SOUSA JUNIOR, J. G. de.; et al. (Org.). O direito achado na rua: Introdução crítica ao direito como liberdade. Brasília: OAB Editora/Editora da Universidade de Brasília, 2021.

PEÑA AYMARA, S. T. A Subjetividade do Sujeito Coletivo de Direito: Senti-pensar e Co-razonar. In: SOUSA JUNIOR, J. G. de.; et al. (Org.). O direito achado na rua: Sujeitos coletivos: Só a luta garante os direitos do povo!. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2023.

PEÑA AYMARA, S. T. La integración latinoamericana desde nuestros pueblos: Experiencias de lucha y resistencia frente al extractivismo en el caso del megaproyecto minero Conga en el Perú. 2018. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea de América Latina) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018.

PRATES, C. I.; et al. A fortuna crítica de O Direito Achado na Rua: História e desenvolvimento. In: SOUSA JUNIOR, J. G. de. (Org.). O direito achado na rua: Concepção e prática. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015. p. 20-40.

RANGEL, J. A. de la T. El derecho que nace del pueblo como derecho insurgente. México: Universidad Autónoma de Aguascalientes y Edicionesakal México, 2022.

SOUSA JUNIOR, J. G. de. O direito achado na rua: Concepção e prática. In: SOUSA JUNIOR, J. G. de.; et al. (Org.). Introdução crítica ao direito. Brasília: Universidade de Brasília, 1993.

SOUSA JUNIOR, J. G. de. Sociologia jurídica: Condições sociais e possibilidades teóricas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2002.

SOUSA JUNIOR, J. G. de. Direito como liberdade: O direito achado na rua. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2011.

SOUSA JUNIOR, J. G. de. O sujeito coletivo de direito: Uma categoria fundante de O Direito Achado na Rua. In: SOUSA JUNIOR, J. G. de.; et al. (Org.). O direito achado na rua: Sujeitos coletivos: Só a luta garante os direitos do povo!. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2023.

VAZ, C. M. de A.; VIEIRA, R. C. C. Sujeito coletivo de direito e os novos movimentos sociais: A luta por direitos de acesso à terra e território. In: SOUSA JUNIOR, J. G. de.; et al. (Org.). O direito achado na rua: Introdução crítica ao direito como liberdade. Brasília: OAB Editora/Editora da Universidade de Brasília, 2021.

WOLKMER, A. C. Pluralismo jurídico: Fundamentos para uma nova cultura do direito. São Paulo: Alfa Omega, 1997.

WOLKMER, A. C. Introdução ao pensamento jurídico crítico. São Paulo: Saraiva, 2002.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Como Citar

Correia, R. L. de J., Menezes, J. E. X. de ., Ramírez, R. M., Velasco, A. P., & Gutiérrez, R. F. O. (2025). “O DIREITO ACHADO NA RUA”: EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO, PROTAGONISMOS SOCIAIS E EMANCIPAÇÃO DO DIREITO.: ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ GERALDO DE SOUSA JUNIOR. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (39), 200–226. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/46802

Edição

Seção

Dossiês