The “The Black Arts Movement” americano e o Orgulho Racial Negro
Palavras-chave:
Palavras-chave: Black Arts Movement. Orgulho racial. Práticas sociais afro-americanasResumo
Este estudo relaciona as literaturas escritas por afrodescendentes nos Estados Unidos, concentrando-se no do movimento artístico-cultural estadunidense conhecido como The Black Arts Movement, que revolucionou a autoestima dos ativistas e artistas afro-americanos (e por influência a dos afro-brasileiros) entre as décadas de 1960 e 1970. Analisando textos que se orientam por uma política de recentramento e ressignificação da identidade negra daquela época, respaldo-me nos aparatos teórico-críticos, práticas culturais e posicionamentos ideológicos em Barbour (1968); Watson (1985); Gates Jr. (1997, 1988); Coon (1998); Gomes (1999); Liebig (1999, 2003); Gonçalves & Silva (2006); Kuwenz (2007); Gardner (2009); Johnson (2013); Rios & Lima, (2020), que enxergam a partir de um ângulo desfocado da hegemonia branca. Resulta daí a constatação do peso político deste movimento como principal vetor de conscientização do negro sobre a necessidade de mostrar a sua capacidade artística, mudar sua condição social e colocar-se no centro das decisões sobre a sua vida e conquistas civis.
Palavras-chave: Black Arts Movement. Orgulho racial. Práticas sociais afro-americanas. Política racial.
Downloads
Referências
ANDERSON, James D. “Political and Scholarly Interests in the Negro Personality: A Review of The Slave Community.” In: Revisiting Blassingame’s The Slave Community. London: Greenwood Press, 123-134, 1978.
BARAKA, Amiri. “The Changing Same”. In: MACKEY, Nathaniel. The Changing Same:
Black Music in the Poetry of Amiri Baraka. Boundary: Duke University Press. Vol. 6, No.
, 1978.
BARBOUR, Floyd B. Ed. The Black Power Revolt: A Collection of Essays. Extending
Horizons Books; 3rd Printing. edition, 1968.
COON, Katherine Driscoll. "A Rip in the Tent: Teaching African American Literature", In:
GRAHAM, Mariemma; PINEAULT-BURKE, Sharon & DAVIS, Marianna White, Eds.
Teaching African American Literature: Theory and Practice. New York: Routledge, 1998.
Du BOIS, W. E.B. The Souls of Black Folk. New York: Penguin Classics, 1996.
GATES JR. Henry Louis & Mc KAY, Nellie Y.; Eds. The Norton Anthology of African American Literature. New York: W.W. Norton, 1997.
_________ The Signifying Monkey: A Theory of African American Literary Criticism. New York: Oxford, 1988.
GARDNER, Eric, Ed. : Jennie Carter: A Black Journalist of the Early West , Mississippi:
University Press of Mississippi, 2009
GOMES, Heloísa Toller. “A Literatura afro-americana: Seus dilemas, suas realizações”. In:
Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 19, p. 105-119, 1999.
GONZALES, Lélia. “O que é amefricanidade?” 18/01/2022. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/editorial/amefricanidade/ Acesso em 12/08/2024
JOHNSON, Charles. Being & Race: Black Writing Since 1970. New York: Scribner, 2013.
KUENZ, Jane. "Modernism, Mass Culture, and the Harlem Renaissance: The Case of Countee Cullen." In: Modernism/modernity, vol. 14 no. 3, 2007, p. 507515.
LIEBIG, Sueli Meira. "We, Too, Are Africa: Ideology and Protest in African Brazilian Literature." In: The Langston Hughes Review 16, no. 1/2 pp.27-38. Athens, GA: The Institute for African American Studies,1999.
________ Dissiê Black e Branco: Literatura e Opressão nos Estados Unidos e no Brasil.
João Pessoa: Ideia, 2003.
MAYFIELD, Julian. “You Touch My Black Aesthetic”. In: GAYLE Jr., Addison. The Black aesthetic. Garden City, N.Y: Anchor Books, 1972.
NEAL, Larry. "The Ethos of the Blues." In: The Black Scholar. Vol. 3, N. 10. 1972.
RIOS, Flavia & LIMA, Márcia. Orgs. Por um feminismo afro-latino-americano: Lélia
González. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
WATSON, Carole M. The Novels of Black American Women Greenwood Press, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons