A noção de quilombismo nas estratégias artísticas do Teatro Experimental do Negro

Autores

  • Viviane da Soledade Tôrres UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2024.46419

Palavras-chave:

teatro negro, comunidade, quilombismo, memória

Resumo

Neste artigo, buscaremos suscitar a reflexão acerca da imagem do negro de maneira estética e ética atravessado pela noção de quilombismo adotada por Abdias Nascimento, integrante do Teatro Experimental do Negro, mas considerando os seus vazamentos sociais que implicam a recepção do corpo negro na arte e na vida. A reflexão aqui apresentada parte do TEN como gesto artístico – político de elaboração de dramaturgias para corpos negros e legado poético e performativo para as futuras gerações de artistas e públicos negros. Especula-se possíveis impactos na elaboração da noção de comunidade negra inspirada na atitude quilombola de fuga de estereótipos e fortalecimento da coletividade acerca da condição negra comum a muitos no Brasil. Nesse momento o TEN é verificado como contexto que dará subsídios para a reflexão sobre negritude e comunhão entre corpos como territórios para o enfrentamento do racismo.

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Referências

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

da Soledade Tôrres, V. (2025). A noção de quilombismo nas estratégias artísticas do Teatro Experimental do Negro. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (39), 232–254. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2024.46419

Edição

Seção

Dossiês