A noção de quilombismo nas estratégias artísticas do Teatro Experimental do Negro
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2024.46419Palavras-chave:
teatro negro, comunidade, quilombismo, memóriaResumo
Neste artigo, buscaremos suscitar a reflexão acerca da imagem do negro de maneira estética e ética atravessado pela noção de quilombismo adotada por Abdias Nascimento, integrante do Teatro Experimental do Negro, mas considerando os seus vazamentos sociais que implicam a recepção do corpo negro na arte e na vida. A reflexão aqui apresentada parte do TEN como gesto artístico – político de elaboração de dramaturgias para corpos negros e legado poético e performativo para as futuras gerações de artistas e públicos negros. Especula-se possíveis impactos na elaboração da noção de comunidade negra inspirada na atitude quilombola de fuga de estereótipos e fortalecimento da coletividade acerca da condição negra comum a muitos no Brasil. Nesse momento o TEN é verificado como contexto que dará subsídios para a reflexão sobre negritude e comunhão entre corpos como territórios para o enfrentamento do racismo.
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