O fenômeno da massificação e o papel emancipador da educação
notas sobre o pensamento social de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2023.42157Palavras-chave:
Sociedade de massas, Educação crítica, Emancipação socialResumo
O presente artigo possui como proposta central analisar as significativas contribuições da teoria pedagógica e pensamento social de Paulo Freire, a partir de conceitos chaves das Ciências Sociais e autores seminais de nosso campo. A partir de uma revisão bibliográfica, a investigação sobre as influências teóricas à obra de Paulo Freire, concentram-se na interpretação de “Educação como prática da liberdade”, a partir dos paradigmas da teoria marxista e da sociologia do conhecimento. Esses diálogos conduzem à percepção do fenômeno da massificação, atribuído às sociedades modernas, que Paulo Freire busca elaborar a partir do papel da educação popular, como instrumento de emancipação social e construção da participação política democrática. A partir da contextualização da obra, em voga, os objetivos traçam-se pelas reflexões que atingem a contemporaneidade da sociedade brasileira, nas perspectivas de questões sociológicas referentes ao “esclarecimento das massas”, dos debates em torno do conceito de “ideologia” e o papel inerente à “educação crítica”.
Palavras-chaves: sociedade de massas, educação crítica, emancipação social.
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