No entanto, ela se move

a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo

Autores

  • Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira UFCG - PPGCS

Palavras-chave:

Capitalismo, Crise Financeira Global, Luta de Classes

Resumo

A presente resenha tem por objetivo tecer considerações sobre a obra No entanto, ela se move: a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo lançada no ano de 2021 pela Editora Boitempo em parceria com as edições Iskra. O livro é de autoria do sociólogo Iuri Tonelo, Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) buscou abordar as determinações econômicas, políticas e sociais da crise financeira global de 2008. A tese principal defendida no livro diz respeito ao fato de que essa crise implicou numa clivagem histórica, representando a derrocada da hegemonia neoliberal. Essa clivagem implicou numa série de reconfigurações e metamorfoses do próprio capital, mas também do mundo do trabalho, ocasionando a emergência de conflitos sociais em distintos locais do globo.  Diante da abordagem metodológica e da qualidade da escrita, assim como do próprio tema tratado na obra, indicamos sua leitura para discentes da área de Ciências Sociais por conseguir realizar uma síntese entre os elementos da economia de forma didática, junto aos impactos sociais e políticos no Brasil e no mundo, demonstrando ser uma obra de grande peso teórico e empírico.

Downloads

Referências

TONELO, Iuri. No entanto, ela se move: a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo. São Paulo: Boitempo e Edições Iskra, 2021. 286p.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Como Citar

Nogueira, K. W. A. da S. (2025). No entanto, ela se move: a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (39), 423–429. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/37824

Edição

Seção

Resenhas