Juventude, escolarização e práticas corporais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2022.37765Palavras-chave:
Juventude, Escolarização, Práticas corporais, Educação Física escolarResumo
Trata-se de um estudo que visa apontar perspectivas para a escolarização da juventude no âmbito das práticas corporais da Educação Física escolar. Em relação aos objetivos, pretende-se: 1)Apresentar conceitos de juventude e suas conexões com a escolarização por via das práticas corporais da Educação Física escolar e 2) Discutir perspectivas que podem orientar a intervenção pedagógica com a juventude no âmbito das práticas corporais na escola contemporânea. Metodologicamente, faz-se uso da pesquisa bibliográfica de orientação narrativa com base em uma literatura selecionada desde a aproximação entre seu conteúdo e o conteúdo de nossas argumentações. Conclui-se que para além de definições sobre o ser jovem, que focam nos aspectos do desenvolvimento motor e cognitivo, é fundamental que a prática educativa no âmbito da Educação Física escolar desenvolvida com as juventudes na escola contemporânea se conecte efetivamente com as diversas experiências (sociais, culturais, emocionais, sentimentais, espirituais etc.) desses sujeitos, no sentido de projetar o universo das práticas corporais como um meio para a afirmação da identidade juvenil e formação para o exercício de uma cidadania emancipada.
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