O que tem o rock a ver com Bourdieu? Contributos acerca da aplicação da teoria dos campos ao rock alternativo português (1980-2010)
Contributions about the application of the field theory to Portuguese alternative rock (1980-2010)
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.31745Palavras-chave:
produção cultural, rock alternativo, pop rock, campo social, Bourdieu.Resumo
O principal objetivo deste artigo é analisar as representações sociais do rock alternativo em Portugal entre 1980 e 2010; parte de uma pesquisa mais ampla sobre os 30 anos de modernização do país (a partir do período pós-revolucionário iniciado em 1974), em que o rock alternativo é considerado uma prática social significativa no âmbito da estrutura social, artística e musical do país. Consideramos que o rock alternativo é um assunto que pode ser iluminado pela teoria dos campos de Bourdieu, que utilizamos para explorar a complexidade das relações que substanciam as estruturas subjacentes (de bandas, músicos, agentes, locais de eventos, editoras e promotores) do rock alternativo português. Os dados utilizados são resultado de uma pesquisa de longo prazo realizada entre 2005 e 2010, em que foram realizadas entrevistas em profundidade com mais de 200 indivíduos envolvidos nas esferas de produção e publicação do segmento de rock alternativo português.
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