A Batalha de Juramidam: O Processo de Cura Religiosa no Santo Daime

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17517

Resumo

O presente trabalho visa uma análise mais detida sobre a cura na religião do Santo Daime, na vertente do ICEFLU (Igreja do Culto Eclético Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo). Para isso, detenho-me na descrição e exame da noção de batalha espiritual – usada pelos nativos para se referir aos trabalhos espirituais com a bebida psicoativa denominada de daime – percebido em termos amplos como um processo de evolução espiritual; e na relevância das mirações (visões provocadas pela bebida e interpretadas pelos nativos como ensinamentos dos seres divinos) e igualmente da peia (mal-estares gerados pela bebida como um castigo simbólico), para a conquista da saúde dos adeptos. Mais especificamente, a questão que se coloca é: de que maneira as experiências de cura vivenciadas nos rituais são pensadas pelos daimistas? A pesquisa foi realizada por meio da observação participante, de julho de 2014 a janeiro de 2016, principalmente na igreja Céu das Estrelas. Além dela frequentei esporadicamente a igreja Luz da Floresta. As duas estão localizadas em Juiz de Fora (MG), no bairro Floresta, muito próximas uma da outra. Privilegiei o ritual de hinário para essa pesquisa, a partir da compreensão do antropólogo Victor Turner no qual os rituais convertem o obrigatório no desejável, devido à ênfase dada por essa religião à ideia de disciplina e ordem; e pela sua perspectiva dos símbolos como polissêmicos, multivocais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Assis Vasconcelos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Bacharel em Ciências Humanas pela UFJF. Cursando graduação em Ciências Sociais e Especialização em Ciência da Religião pela mesma insituitção.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Como Citar

Vasconcelos, F. A. (2018). A Batalha de Juramidam: O Processo de Cura Religiosa no Santo Daime. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (24). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17517

Edição

Seção

Jornada CSO/UFJF