Noção de Pessoa e Subjetividade: a intimidade e suas transformações sob a ótica de Anthony Giddens

Autores

  • Bruna Motta dos Santos Universidade Federal de Alfenas
  • Bruno Hermes de Oliveira Hermes de Oliveira Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17511

Resumo

O mundo contemporâneo é palco de profundas e aceleradas transformações, cujos impactos têm repercutido nas dimensões mais íntimas da vida dos sujeitos. O sociólogo Anthony Giddens é um dos autores que tem se preocupado com a questão, buscando compreender as consequências da modernidade e seus entrelaçamentos com a vida pessoal e com o Eu (self). Nosso objetivo foi analisar a discussão de Giddens acerca dos impactos do mundo contemporâneo sobre a intimidade, bem como tecer uma breve análise das implicações dessas transformações. A investigação foi conduzida a partir da análise de duas obras do referido autor: “As consequências da modernidade" e “Transformação da Intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas”. Para o autor, o fenômeno sociológico da “transformação da intimidade” caracteriza-se pela modificação na forma como as relações amorosas se estruturam, estando cada vez mais motivadas e sustentadas por aspectos democráticos, como a autonomia do Eu e do Outro. Frente às alterações nas condutas de vida dos sujeitos e suas relações com a dimensão da intimidade sugeridas por Giddens, podemos entrever um adensamento da noção de pessoa enquanto indivíduo nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Motta dos Santos, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Ciências Sociais bacharelado, com ênfase em Antropologia, pela Universidade Federal de Alfenas

Bruno Hermes de Oliveira Hermes de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Ciências Sociais pela Unifal e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Ibérica pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2018-05-11

Como Citar

dos Santos, B. M., & de Oliveira, B. H. de O. H. (2018). Noção de Pessoa e Subjetividade: a intimidade e suas transformações sob a ótica de Anthony Giddens. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (26). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17511

Edição

Seção

Jornada CSO/UFJF