MULHER DE FÉ SUJEITO DE QUEM: O IMPACTO DA TEOLOGIA FEMINISTA NAS PRESCRIÇÕES DO COMPORTAMENTO FEMININO A PARTIR DE UMA IGREJA LOCAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17457

Resumo

As transformações que as lutas femininas têmcausado na sociedade afetam principalmente dois campos, os quais serão especialmente tratados nesse trabalho. Elas inserem-se no campo religioso e no campo político a partir da perspectiva de gênero. Nesse sentido foi analisado como estão acontecendo, ou não acontecendo, astransformações no campo religioso evangélico, especificamente, no que diz respeito à mulher em uma igreja evangélica local. Qual a representação feminina neste tempo, marcado pela diversidade nos discursos e singularidades de uma Teologia Feminista mais fortalecida, dentro da igreja evangélica. A partir da observação das práticas e rituais na igreja evangélica Brasa de Porto Alegre e da análise de entrevistas, foi possível perceber o distanciamento entre o protagonismo feminino buscado pela Teologia Feminista e a representação das prescrições de comportamento esperados das mulheres evangélicas neste espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Da Silveira Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Sociologia.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Borges, A. D. S. (2018). MULHER DE FÉ SUJEITO DE QUEM: O IMPACTO DA TEOLOGIA FEMINISTA NAS PRESCRIÇÕES DO COMPORTAMENTO FEMININO A PARTIR DE UMA IGREJA LOCAL. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (23). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17457

Edição

Seção

Jornada CSO/UFJF