GASTO PÚBLICO E PARTIDOS POLÍTICOS: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS (2002-2015)

Autores

  • Maycon Rohen Linhares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Vitor de Moraes Peixoto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17443

Resumo

Este trabalho buscou analisar se há diferença entre os partidos políticos, tamanho do eleitorado e região geográfica no volume de recursos públicos municipais alocados no pagamento de Pessoal e Encargos Sociais e nas funções Administração, Assistência Social, Educação, Saúde e Urbanismo. Para isso foi utilizado o método de comparação de médias, que demonstrou diferenças significativas entre as regiões geográficas, o tamanho do eleitorado e os partidos políticos, no que se refere aos percentuais médios destinado a cada uma das cinco funções. Já o gasto com Pessoal e Encargos Sociais apresentou baixa variação entre os partidos políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Rohen Linhares, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Tutor Coordenador do curso Licenciatura em Pedagogia UniRio/CEDERJ e Tutor Presencial do Consórcio CEDERJ. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF . Bacharel em Administração Pública pela UENF. Participou como bolsista de Iniciação Científica do CNPq no projeto "Competição Eleitoral e Desenvolvimento Socioeconômico nos Municípios Brasileiros" desenvolvendo estudos nas áreas de Competição Eleitoral; Máquina Política; Emprego Público e Gasto com Funcionalismo nos Municípios Brasileiros.

Vitor de Moraes Peixoto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e coordenador do curso de Ciências Sociais. Possui mestrado e doutorado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ - 2004 e 2010, respectivamente).Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, sistema político, financiamento de campanhas, accountability, representação e estudos legislativos.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Como Citar

Linhares, M. R., & Peixoto, V. de M. (2018). GASTO PÚBLICO E PARTIDOS POLÍTICOS: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS (2002-2015). CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (27). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17443

Edição

Seção

Pós-Graduação