DOS ARMÁRIOS NOSSOS DE CADA DIA: UMA (AINDA) PRESENÇA FORMADORA DO(S) ARMÁRIO(S) NO COTIDIANO CONTEMPORÂNEO DO SER LÉSBICA

Autores

  • Carolina Stéphanie Rodrigues Gonçalves Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17421

Resumo

Neste trabalho teremos o propósito de apresentar e conhecer, a partir das narrativas pessoais (e políticas) de duas mulheres lésbicas estudantes universitárias - colhidas por meio da aplicação do método História Oral de Vida - o(s) "armário(s)" e algumas das facetas do modus operandi desse regime e de suas regras contraditórias e limitantes. Nossa hipótese, dentre outras coisas, é que, como narrativas exemplificativas, as falas das entrevistadas, ainda que involuntariamente, poderão dar testemunho da extensão e força da imagem do(s) armário(s), podendo nos remeter a duas conclusões vitalmente importantes a que chega Eve Sedgwick em A epistemologia do armário: que este ainda é a característica fundamental das vidas que não se enquadram nos marcos heteronormativos, com uma (ainda) forte presença formadora, e que "assumir-se" ou "sair do armário" em alguma(s) das dimensões da vida de uma pessoa "LGBT" não a retira automaticamente do(s) armário(s) que a enredam. Fazendo-o, o campo narrativo dessa investigação intentará aproximar-se de uma agenda de redescrição das práticas de gênero e sexualidade - antilgbtfóbica e anti-sexista - e de questionamento dos privilégios da norma e de sua indiferença para com as pessoas inaudíveis para a ordem androcêntrica e heterossexual, contrabandeando falas subalternizadas (in casu, falas de mulheres lésbicas) para o interior da academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Stéphanie Rodrigues Gonçalves, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é bolsista de iniciação científica pelo PIBIC/CNPq.

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Professora Adjunta de História na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP), do Núcleo de Pesquisa Cidade, Cultura e Identidade (CCI/UESPI) e do Grupo de Pesquisa História do Brasil: Memória, Cultura e Patrimônio, da UNIFAL.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Gonçalves, C. S. R., & Rovai, M. G. de O. (2018). DOS ARMÁRIOS NOSSOS DE CADA DIA: UMA (AINDA) PRESENÇA FORMADORA DO(S) ARMÁRIO(S) NO COTIDIANO CONTEMPORÂNEO DO SER LÉSBICA. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (23). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17421

Edição

Seção

Jornada CSO/UFJF