Reflexões sobre a participação de mulheres na ciência a partir de estudos de casos no curso da Física da UFJF
Resumo
Esta pesquisa diz respeito a temática dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT), principalmente, a Antropologia da Ciência. Interessa aqui, compreender a ciência e tecnologia enquanto práticas sociais, em especial a partir de uma perspectiva de gênero. Em geral, o campo de estudos que abrange ciência, tecnologia e gênero partem do pressuposto de que não é possível compreender a ciência e tecnologia, ignorando o contexto social do sujeito cognoscente. Este artigo debruça-se sob uma pesquisa exploratória onde realizou-se estudos de caso com três alunas do departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – sendo elas estudantes de diferentes níveis acadêmicos: Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. Percebeu-se que a inserção de mulheres na ciência produzida no curso de Física da UFJF parece refletir as ambiguidades que acompanham as mulheres em nível nacional no mesmo campo profissional. Notou-se também que há duas formas predominantes de discriminação de gênero no ambiente científico: territorial e hierárquica. Desta forma, a literatura cunhou a expressão “teto de vidro” para indicar as sutis barreiras de fundo discriminatório enfrentadas pelas mulheres ao longo de suas carreiras enquanto cientistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons