GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA: PERCEPÇÕES DE SEUS AGENTES SOBRE AS MUDANÇAS EM CURSO

Autores

  • Pedro Rodolfo Bodê de Moraes UFPR
  • Marcelo Bordin UFPR

Resumo

O presente trabalho busca compreender a percepção dos agentes da Guarda Municipal de Curitiba no tocante às mudanças que estão ocorrendo no campo da segurança pública em todo o Brasil. Com o crescimento do número de instituições denominadas Guardas Municipais no Brasil e a sua utilização como “força policial” na repressão ao crime e a violência, em especial no cotidiano das grandes cidades aliada a falta de uma legislação a nível constitucional que estabeleça as delimitações da atuação, criando uma espécie de “limbo” legal e que não deixa de forma clara a real função das guardas municipais.

 

Palavras-chave: Guarda Municipal; Cidade de Curitiba; Agente da Guarda Municipal; Segurança Pública; Polícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, UFPR

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do CESPDH – UFPR.

Marcelo Bordin, UFPR

Licenciado em Geografia (UFPR), Bacharel em Ciência Política (FACINTER), Especialista em Sociologia Política (UFPR) e Saúde Pública (IBPEX), Mestre em Geografia (UFPR), atua como pesquisador voluntário no Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná. Soldado da Polícia Militar do Paraná e Analista Criminal da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, desde 2005.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

Moraes, P. R. B. de, & Bordin, M. (2011). GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA: PERCEPÇÕES DE SEUS AGENTES SOBRE AS MUDANÇAS EM CURSO. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (12). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17186

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos