CHAMADA DE TRABALHOS DOSSIÊ "AS LUTAS ANTI-COLONIAIS NA AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E POTENCIAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO SÉCULO XXI" ATÉ 15 DE SETEMBRO DE 2023

2023-08-15

Está aberta a Chamada de trabalhos para o dossiê As lutas anti-coloniais na América Latina contemporânea: desafios e potenciais das Ciências Sociais no século XXI (1/2023).
Prazo para Submissões: 15 de setembro de 2023.

 

Proponentes:

Victoria Mello Fernandes - Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leonardo da Rocha Bezerra de Souza - Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maycom Cunha - Doutorando em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo

 

Resumo:

O século XXI tem sido marcado pela emergência de novas formas de colonialismo, que se manifestam na Era da Inteligência Artificial, nas novas relações sociais e nos novos padrões globais de trabalho e dominação. Nesse contexto, os estudos pós e decoloniais ganham destaque, sobretudo na América Latina, onde autores como Aníbal Quijano e Enrique Dussel, entre outros, têm proposto críticas ao eurocentrismo e à colonialidade de poder como matriz dos processos colonialistas. Dessa forma, o dossiê proposto pretende explorar, a partir das ciências sociais, novas abordagens e contribuições que possam ajudar a preencher lacunas, elucidar problemas e inovar no olhar sobre os sujeitos e objetos da colonial-modernidade. A proposta é tensionar o fazer sociológico/antropológico/político e pensar também nas saídas e demandas para a colonial-modernidade. Através dessa lente, promove-se uma contribuição no sentido geopolítico, pois a América Latina é o lugar de onde e/ou para onde correrão os diálogos produzidos, os estudos apresentados e as abordagens desenvolvidas pelos autores convidados. Dessa forma, o dossiê busca dar voz aos movimentos sociais populares, indígenas, negros, feministas, LGBTQIA+ e outros, na tentativa de enfrentar a crise do paradigma econômico neo-liberal e dos dilemas éticos e morais que surgem diante das efervescências políticas, sociais e culturais do século XXI.

 

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/la Frontera. São Francisco: Aunt Lute, 1987. 

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília: n. 11, Mai./Ago., 2013.

CUSICANQUI, Silvia. Ch’ixinakax Utxiwa: Una Reflexión sobre prácticas y Discursos descolonizadores. Buenos Aires, Tinta Limón, 2010.

DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação na Era da Globalização e da Exclusão [1998]. Petrópolis: Vozes, 2012.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra [1961]. Juiz de Fora: UFJF, 2019.

GONZÁLEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-latino Americano: Diálogos, ensaios e conferências./ Org. Flávia Rios, Márcia Lima. 1ªed – Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

MIGNOLO, Walter; LUGONES, María; Jiménez-Lucena, Isabel. Género y Descolonialidad. Colección El Desprendimiento. Ediciones del Signo; 2ª edição, 2014.

OYEWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. A invenção das mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero [1997]. Bazar do Tempo; 1ª edição, 2021.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad [1992]. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

SEGATO, Rita. Crítica da colonialidade em oito ensaios e uma antropologia por demanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.