Metodologia ativa – problemas e soluções no âmbito da Gestão em Saúde
Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Gestão da Qualidade, Administração de Serviços de Saúde, Política de SaúdeResumo
A disciplina Planejamento e Gerência em serviços de saúde, do curso de Medicina da UNIFAGOC (Centro Universitário Governador Ozanam Coelho), propõe aos alunos uma metodologia ativa que consiste em trazer para a sala de aula problemas de gestão em saúde. O perfil do novo profissional, requerido pelas reformas curriculares dos cursos de saúde, é o perfil mais crítico, reflexivo e humano para atuar em todos os níveis da atenção à saúde. As metodologias ativas propõem desafios práticos e, assim, há uma articulação entre a faculdade e a comunidade. Objetivou-se relatar a experiência dos discentes na metodologia ativa proposta, fazendo com que os alunos tragam para a sala de aula os problemas de gestão em saúde vivenciados na prática e procurem soluções viáveis para essas situação-problema. Trata-se da vivência de 5 turmas de alunos do 8º período de Medicina UNIFAGOC, Ubá-MG, ocorrida entre fevereiro de 2018 e julho de 2020. A metodologia ativa consiste em dividir a sala em grupos - cada grupo deve escolher 6 situações que vivenciou na prática, durante os 8 períodos que teve aulas em ambientes como hospitais e unidades de saúde. Após relatar o problema, os grupos deveriam descrever as causas, as consequências, apontar os responsáveis, prever resultados e propor um plano de ação e um prazo razoável para que a situação fosse resolvida. Um dos problemas deveria ser apresentado em aula e o plano de ação para resolução deveria ser discutido e solucionado. Em conclusão, acredita-se que esta vivência possa contribuir para melhor formação técnica, científica e humana dos estudantes de Medicina, bem como levá-los a compreenderem que as organizações de saúde devem elaborar o planejamento estratégico, que é uma ferramenta facilitadora da gestão por resultados, através do cumprimento de metas organizacionais, melhorando os processos de trabalho e garantindo a qualidade da assistência prestada.