Experiências de alunos de Medicina no telemonitoramento de casos suspeitos de COVID-19

Autores/as

  • Lorrany Alves Silveira Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) https://orcid.org/0000-0002-8441-7887
  • Carolina Mendes Barbieri Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Lucas Dias Freitas Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Gustavo Machado Rocha Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) https://orcid.org/0000-0001-8255-1559
  • Hygor Kleber Cabral Silva Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) https://orcid.org/0000-0002-7632-7101

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde

Resumen

Diante da pandemia da COVID-19, o sistema de saúde teve de passar por adaptações para atender aos pacientes. Uma das alternativas encontradas foi o teleatendimento, aprovado pelo Conselho Federal de Medicina. Diante dessa nova possibilidade, alunos e professores da Universidade Federal de São João del Rei (CCO) criaram um projeto de teleatendimento e telemonitoramento dos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. O objetivo deste trabalho é apresentar as percepções de estudantes de Medicina sobre os serviços prestados no teleatendimento e reforçar a importância dessa experiência para a população e para os acadêmicos. O trabalho constitui-se do atendimento remoto aos pacientes suspeitos ou com confirmação para a COVID-19. A entrada no sistema ocorre por meio de dois fluxos, sendo o primeiro por ligação telefônica/chatbot e o segundo por encaminhamento da Unidade Básica de Saúde. Em seguida, o paciente é atendido pelo enfermeiro e, se necessário, pelo médico. O telemonitoramento é realizado pelos alunos com periodicidade diária ou a cada dois dias, dependendo da gravidade do caso e das condições de saúde do paciente. O teleatendimento surge como uma forma de agilizar as condutas no tratamento dos pacientes com sintomas sugestivos de COVID-19, ou com confirmação da doença, e visa diminuir a necessidade de atendimento presencial dos casos leves. O serviço prestado também corrobora com os princípios da Atenção Primária à Saúde e minimiza desnecessários encaminhamentos e tem grande importância ao levar informações a respeito da pandemia. Além disso, o projeto permite consolidar os conhecimentos sobre semiologia, ética médica e especificidades da COVID-19. Por fim, a oportunidade de ajudar a população rendeu a esses alunos a prática da Telessaúde e o desenvolvimento de habilidades de acolhimento, prática de entrevista clínica, centrado sempre na pessoa assistida, experiências de grande relevância para a profissão médica.

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Biografía del autor/a

Lorrany Alves Silveira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Graduada em medicina pela Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis-MG.

Carolina Mendes Barbieri, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Discente de medicina na Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis-MG.

Lucas Dias Freitas, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Discente de medicina na Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis-MG.

Gustavo Machado Rocha, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Professor Adjunto de Infectologia do curso de Medicina da Universidade Federal de São Joãodel-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Divinópolis-MG.  Doutor e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014); graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Hygor Kleber Cabral Silva, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Professor Auxiliar na Área de Medicina de Família e Comunidade da UFSJ/CCO - Divinópolis, MG. 

Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Resumos