Indicadores para triagem do transtorno do espectro autista e sua aplicabilidade na consulta de puericultura: conhecimento das enfermeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.32438

Palavras-chave:

Autismo infantil, Triagem, Cuidados à criança, Enfermagem pediátrica, Estratégia Saúde da Família

Resumo

A triagem precoce do transtorno do espectro autista (TEA) é fundamental para as terapias de estimulação, tratamento e desenvolvimento da criança, sendo a consulta de puericultura uma grande oportunidade. Objetivou-se descrever o conhecimento da enfermeira da Estratégia da Saúde da Família (ESF) sobre indicadores para a triagem do TEA e sua experiência na aplicabilidade na consulta de puericultura. Pesquisa descritiva, qualitativa realizada com nove enfermeiras da ESF em um município do Norte de Santa Catarina. Utilizou-se a análise temática para categorização e análise dos dados. Os resultados foram construídos em três categorias, sendo uma delas  “Conceituando o TEA, descrevendo a importância da triagem precoce e vivenciando a assistência às crianças com TEA”. Concluiu-se que as enfermeiras desconhecem os instrumentos de triagem para TEA. Quando oportunizado nesse estudo a sua aplicabilidade, as participantes descreveram como de fácil utilização e relataram também a sua relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Soter Corrêa Pitz, Faculdade IELUSC

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Maternoinfantil da Maternidade Darçy Vargas. Graduada em enfermagem pela Faculdade Ielusc.

Fernanda Gallina, Faculdade Censupeg

Pós-graduanda em enfermagem obstétrica e ginecológica pela Faculdade Censupeg. Graduada em enfermagem pela Faculdade Ielusc.

Lidiane Ferreira Schultz, Faculdade Ielusc

Doutora em Saúde e Meio Ambiente pela UNIVILLE. Mestre em Enfermagem pela UNG. Graduada em enfermagem pela UEMG. Professora Adjunta do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Artigos Originais