Influência do programa de Educação pelo Trabalho na atuação em saúde bucal do agente comunitário de saúde

Autores

  • Luan Kayru da Cruz Soares Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Wilkelly Alves de Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fabricio Moraes Pereira Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0002-8937-4409
  • Rosely Barbosa da Cunha Fontes Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Diandra Costa Arantes Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-9220-987X
  • Flávia Sirotheau Corrêa Pontes Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Liliane Silva do Nascimento Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0002-5943-6314

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16946

Palavras-chave:

Saúde bucal, Agentes Comunitários de Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência das ações realizadas pelo Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) no trabalho e conhecimento em saúde bucal de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Método: Para a análise da influência do conhecimento em saúde bucal do ACS pela foi realizado estudo transversal desenvolvido em dois distritos administrativos municipais através de instrumento validado. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente pelo SPSS. Resultados: Os ACS eram em maioria do sexo feminino com idade entre 30 a 39 anos, e renda familiar de um a três salários, a maioria residia na comunidade há mais de seis anos e atua na comunidade entre 1 e 3 anos, abrangendo cerca de 500 a 599 indivíduos na sua microárea. Observou-se que a maioria dos ACS não realiza atividade de educação em saúde bucal por não terem recebido capacitação para tal, com exceção dos ACS do distrito administrativo sob área de cobertura da Universidade Federal do Pará. Sobre o conhecimento em saúde bucal, os ACS dos distritos DAGUA e DASAC obtiveram nível moderado. Conclusões: O PET-Saúde proporcionou construção coletiva do conhecimento para os ACS retornando em mudanças positivas sobre o cuidado em saúde bucal para as comunidades. Percebeu-se maior nível de conhecimentos relacionados à saúde bucal entre os ACS do DAGUA, apesar de não ter havido grande diferença entre os distritos analisados. As atividades do PET deveriam ser incorporadas nos projetos pedagógicos, dos cursos de graduação e ter caráter de continuidade nas comunidades fortalecendo as ações de integração ensino-serviço-comunidade.

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Biografia do Autor

Luan Kayru da Cruz Soares, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Cirurgião-dentista, formado pela UFPA.

Wilkelly Alves de Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Cirurgiã-dentista, residente em Atenção à Clínica Integrada pela UFPA.

Fabricio Moraes Pereira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia pela UFPA.

Rosely Barbosa da Cunha Fontes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Odontologia pela UFPA.

Diandra Costa Arantes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2019)
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará , Brasil.

Flávia Sirotheau Corrêa Pontes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Associada da Faculdade de Odontologia da UFPA.

Liliane Silva do Nascimento, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente Associada II da Universidade Federal do Pará, Instituto Ciências da Saúde, Faculdade de Odontologia. 

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Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais