AVALIAÇÃO DOS GRUPOS EDUCATIVOS NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL EM CASA DE PARTO

Autores/as

  • Adriana Lenho de Figueiredo Pereira Faculdade de Enfermagem- UERJ
  • Liana Viana Ribeiro Faculdade de Enfermagem- UERJ

Palabras clave:

Cuidado pré-natal, Educação em saúde, Centros independentes de assistência à gravidez e ao parto

Resumen

A Casa de Parto é uma instituição pública de saúde no município do Rio de Janeiro, isolada do hospital, comunitária e que atende ao pré-natal, parto e pós-parto de mulheres com gestações de baixo risco obstétrico. As gestantes participam de grupos educativos durante o cuidado pré-natal. Com o objetivo de avaliar os grupos educativos na perspectiva das gestantes assistidas no pré-natal em casa de parto, foi realizado estudo quantitativo e descritivo, baseado na técnica da pesquisa de opinião. Quarenta e oito gestantes responderam o questionário estruturado. Os dados receberam tratamento estatístico descritivo. As gestantes em acompanhamento pré-natal na Casa de Parto eram predominantemente mulheres jovens, nulíparas e que realizaram três ou mais grupos educativos. Elas consideraram que os grupos educativos são muito relevantes para o período pré-natal, o momento do parto e o cuidado materno ao recém-nascido. As mulheres avaliaram também que suas expectativas foram completamente atendidas, que a assistência pré-natal é ótima e os profissionais são atenciosos e cordiais.

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Biografía del autor/a

Adriana Lenho de Figueiredo Pereira, Faculdade de Enfermagem- UERJ

Enfermeira obstétrica. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Liana Viana Ribeiro, Faculdade de Enfermagem- UERJ

Acadêmica de Enfermagem, Bolsista do Projeto de Extensão “Práticas Educativas e Formação Profissional em Enfermagem: Articulação ensino-serviço”, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2016-10-17

Número

Sección

Artigos Originais