Educação em Saúde e Homeopatia: Uma Perspectiva na Educação Popular e Saúde
Resumo
No campo da produção de conhecimento em saúde, as contribuições de outras racionalidades médicas que permitam uma visão mais integral do binômio saúde/ doença e que possibilitem pensar relações mais humanas com os usuários são importantes e devem ser consideradas. Este artigo discute esta questão através da prática de educação popular, utilizando como instrumento educativo o caso clínico homeopático discutido coletivamente. Para isso, são promovidas e analisadas três oficinas pedagógicas com diferentes atores sociais: responsáveis de crianças, educadoras de creche comunitária e médicos da ONG Homeopatia Ação Pelo Semelhante. Os discursos individuais expressos nas oficinas são sistematizados por grupos (responsáveis, educadoras e médicos) buscando a identificação/construção do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE et al., 2000). O caso clínico homeopático é analisado como um instrumento valioso no processo de aprendizagem, como um método passível de ser utilizado em educação popular e saúde, possibilitando problematizar e refletir sobre toda a complexidade presente na discussão sobre saúde. Os princípios da homeopatia são coerentes com os da educação popular e trabalhá-los nesta perspectiva favorece a autonomia e o autoconhecimento dos sujeitos.Downloads
Não há dados estatísticos.