SISTEMATIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA GERENCIAL PARA UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO SUS NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA SOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Cultura Organizacional, Atenção Primária à Saúde, SUS, Método GerencialResumo
Este artigo apresenta o processo e resultados de uma pesquisa sobre a Cultura Organizacional realizada em um serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS: o Serviço de Saúde Comunitária (SSC), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Porto Alegre/RS. No contexto desta pesquisa, foi sistematizada uma metodologia gerencial que denominamos “Coordenação de Processo de Trabalho” e que pretende valorizar os aspectos positivos da cultura para trabalhar com suas dificuldades, num contexto de mudança e desenvolvimento gerencial. A pesquisa foi um Estudo de Caso qualitativo com abordagem hermenêutica-dialética. Na análise das informações, utilizamos uma adaptação da grade de análise cultural proposta por Rivera (2003, p. 196). A cultura organizacional, entendida como a “simbologia que sustenta o projeto real de uma organização”, é considerada por Rivera & Artmann (1999) como um recurso de viabilidade em processos de mudança organizacional, como é o caso do contexto estudado e do SUS. Os resultados da pesquisa apontaram a co-existência de traços culturais informados em diferentes paradigmas e modelos de atenção em saúde, além de singularidades próprias da história do Serviço e da Unidade de Saúde em foco. Entendemos que esta metodologia, se empregada com criatividade, pode contribuir em outros contextos de APS/SUS.Downloads
Não há dados estatísticos.