Photovoice e a abordagem Eco-Bio-Social com estudantes: uma estratégia inovadora para controle e prevenção do Aedes aegypti

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2024.v27.43526

Palabras clave:

Arboviroses, Saúde pública, Desenvolvimento sustentável, Ação comunitária para a saúde, Escolas

Resumen

O Photovoice utiliza a fotografia como elemento de diálogo que transcende a compreensão de uma imagem. Este estudo consolida conhecimentos e ações inovadoras na mobilização de estudantes para controle e prevenção do vetor Aedes aegypti. O controle desse vetor é de interesse global, e a abordagem Eco-Bio-Social aponta estratégias sustentáveis e eficazes nesse sentido. Descrevemos a experiência de escolares e adolescentes com o Photovoice a partir de discussões sobre as fotografias produzidas. Os dados coletados foram analisados e processados pelo software IRaMuTeQ, e os resultados foram compilados e integrados por construção temática a partir das narrativas dos estudantes. Identificamos dois núcleos centrais nas narrativas: os mosquitos e a água. O Photovoice despertou nos participantes uma perspectiva crítica de gestão ambiental e revelou-se uma ferramenta adequada para impulsionar a proatividade e promover a responsabilidade social e comunitária, reunindo conhecimento científico e compromisso social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberta Duarte Maia Barakat, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Serviço Social e mestra em Saúde coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). CV: http://lattes.cnpq.br/9425015613413725

Suyanne Freire de Macêdo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada e mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC); doutora em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta III da Universidade Federal do Piauí (UFPI). CV: http://lattes.cnpq.br/6321660086583488

Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito pela Faculdade Estácio do Ceará (Estácio FIC); mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC); com pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). CV: http://lattes.cnpq.br/2074959434257100

Virna Ribeiro Feitosa Cestari, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); mestra e doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). CV: http://lattes.cnpq.br/0400411354454467

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche na Universidade do Porto - Portugal; com pós-doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). CV: http://lattes.cnpq.br/1816764426628735

Andrea Caprara, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado  em Medicina e Cirurgia pela Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE), Italia, e doutor em Antropologia pela Université de Montreal (UdeM), Canadá; com pós-doutorado em Ciências Humanas pela Università di Perugia (Unipg), Itália. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). CV: http://lattes.cnpq.br/1140467350071168

Descargas

Publicado

2024-12-12

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a