Utilização do Arco de Maguerez sobre comunicação interprofissional na Estratégia Saúde da Família

Autores/as

  • Raquel Bomfim Castelo Prefeitura Municipal de Fortaleza - CE https://orcid.org/0000-0002-8500-6983
  • Dariane Veríssimo de Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-5459-9678
  • Francisco Marcelo Leandro Cavalcante Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-6143-1558
  • Guilherme Guarino de Moura Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0003-3283-2656
  • Nelson Miguel Galindo Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Lívia Moreira Barros Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) https://orcid.org/0000-0002-9763-280X

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2024.v27.41392

Palabras clave:

Comunicação, Comunicação em Saúde, Barreiras na Comunicação, Estratégia Saúde da Família, Educação Permanente

Resumen

Objetivou-se descrever a implementação da intervenção educativa Arco de Maguerez sobre comunicação com profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de relato de experiência, referente à implementação de intervenção educativa mediada pela metodologia do Arco de Maguerez, sobre comunicação interprofissional, realizada no município de Fortaleza, Ceará, Brasil, com 15 profissionais de saúde. Na operacionalização do Arco de Maguerez, o problema central identificado, por meio da observação da realidade, foi a falta de comunicação efetiva, sistemática e periódica entre profissionais. Elencaram-se os pontos-chaves, seguidos da etapa de teorização, das hipóteses de solução e aplicação à realidade. Treinamentos de habilidades comunicativas, espaços que fomentem o diálogo e a reflexão sobre as práticas foram considerados potencialidades na comunicação interprofissional. O Arco de Maguerez se mostrou como efetiva ferramenta educacional, a qual possibilitou a reflexão crítica sobre prática cotidiana, colaboração no processo de construção de conhecimentos e estímulo ao aprimoramento do processo micropolítico de trabalho.

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Biografía del autor/a

Raquel Bomfim Castelo, Prefeitura Municipal de Fortaleza - CE

Graduada em Odontologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestra em Saúde da Família pela Fundação Oswaldo Cruz - Ceará (FIOCRUZ-CE). Cirurgiã-Dentista da Estratégia Saúde da Família da a Prefeitura de Fortaleza - CE. CV: http://lattes.cnpq.br/1720272255665691

Dariane Veríssimo de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). CV: http://lattes.cnpq.br/7568938136999784

Francisco Marcelo Leandro Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). CV: http://lattes.cnpq.br/6688928399395955

Guilherme Guarino de Moura Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Graduado em enfermagem pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF),  mestre e doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); com pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). CV: http://lattes.cnpq.br/7392865734545404

Nelson Miguel Galindo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Graduado e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). CV: http://lattes.cnpq.br/0593074026473891

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaaleza (UNIFOR), mestra e doutora em Enfermagem pela  Universidade Federal do Ceará (UFC); com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Fundação Oswaldo Cruz - Ceará (FIOCRUZ - CE). CV: http://lattes.cnpq.br/4194885068583094

Lívia Moreira Barros, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduada, mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). CV: http://lattes.cnpq.br/1629160330627318

Publicado

2025-01-08

Número

Sección

Relatos de Experiência

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