Produção e Validação do Programa Telediabetes: tecnologia educacional para profissionais da atenção primária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35223

Palabras clave:

Educação permanente, Educação à distância, Profissional de saúde, Diabetes mellitus, Atenção Primária

Resumen

Objetivo: produzir e validar o roteiro de aulas do Programa Telediabetes como uma tecnologia educacional para profissionais de saúde da atenção primária do interior do Amazonas.  Métodos: pesquisa metodológica, realizada em três etapas: produção do roteiro, com conteúdo para qualificar a assistência prestada na atenção primária às pessoas que convivem com diabetes, baseada em uma revisão da literatura e nas dificuldades dos profissionais de saúde compartilhadas no Telessaúde; validação dos conteúdos por juízes-especialistas; reestruturação do roteiro para elaboração da versão final. Resultados: na etapa de produção, emergiu a versão inicial com seis aulas. Na etapa de validação, participaram 18 juízes da área da saúde das cinco regiões do país. Na validação de conteúdo, obteve-se índice de validade de conteúdo de 0,89. A validação ocorreu por meio digital em uma única rodada. Na etapa de reestruturação, foram acatadas as sugestões para a versão final. Conclusão: o roteiro de aulas do Programa Telediabetes foi considerado válido e adequado para a educação permanente de profissionais da atenção primária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucely Paiva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Mestra em Saúde da Família pela UEA. Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Soc. Bras. End. e Met. (SBEM). Graduada em medicina pela UFAM. Professora do curso de Medicina da  Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/2653084559494428

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Pós-doutora em Enfermagem pela UERJ. Doutora em Ciências: Desenvolvimento Sócio Ambiental pela UFPA. Mestra em Educação pela UERJ. Graduada em enfermagem pela UFRJ. Professora visitante do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6939587645193038

Angela Xavier Monteiro, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora e mestra em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru (USP).  Graduada em odontologia pela Universidade do Sagrado Coração. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7262930995092391

Deborah Laredo Jezini, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Biotecnologia pela UFAM. Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Soc. Bras. End. e Met. (SBEM). Graduada em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3733540166597553

Publicado

2022-04-05

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a