Convivendo com a hipertensão: saberes e práticas de pessoas diagnosticadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34950

Palabras clave:

Hipertensão, Grupos Diagnósticos Relacionados, Conhecimentos, atitudes e prática em saúde

Resumen

Objetivo: Identificar saberes e práticas de pessoas diagnosticadas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Método: Pesquisa qualitativa realizada com 31 hipertensos atendidos em unidade de saúde de Juazeiro-BA no período de março/maio de 2013, por meio de entrevista gravada. Os achados foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: A maioria dos participantes era aposentada, com ensino fundamental completo. Perceberam-se dificuldades para modificações dos hábitos de vida, sendo a hipertensão um problema, principalmente pela imposição destas mudanças e uso cotidiano de medicação. Possuíam informações mínimas sobre HAS, o que pode contribuir para a motivação quanto ao controle dos níveis pressóricos e adesão ao tratamento. Conclusão: O estudo apontou a importância do reconhecimento dos fatores socioculturais do cotidiano e necessidade de grupos de educação em saúde. É necessário incentivar a autonomia dos sujeitos frente aos processos de saúde-doença, melhorando sua condição e reduzindo a morbimortalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Susanne Pinheiro Costa e Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Psicologia. Docente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Nádya Thalita Novaes dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Vale do São Francso (UNIVASF). Pós-graduanda em Urgência e Emergência/UTI pela AEG.

Layana Karitiana Queiroga Bezerra, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Enfermeira especialista em Saúde da Família pela Universidade  Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande.

Publicado

2021-11-05

Número

Sección

Artigos Originais