Saúde, sexualidade e adolescência: relato de uma ação de Educação em Saúde

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Palavras-chave:

Educação Sexual, Serviços de Saúde do Adolescente, Gravidez na Adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Vulnerabilidade Social

Resumo

A adolescência constitui uma fase da vida de transformações emocionais, cognitivas, sociais e corporais que se apresentam como desafiadoras para as políticas públicas no Brasil. Há de se pensar em ações e estratégias intersetoriais, particularmente, no âmbito da Educação e da Saúde. Destaca-se a relevância da educação em saúde, voltada aos adolescentes como forma de não só rastrear comportamentos de riscos e contextos de vulnerabilidade, mas também garantir o direito à saúde sexual e reprodutiva dessa população. Objetivou-se, com isso, descrever uma experiência de educação em saúde sexual e reprodutiva com adolescentes, operada por acadêmicos de Medicina. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em uma instituição filantrópica de Belo Horizonte - MG, no segundo semestre de 2019. A experiência de educação em saúde foi realizada junto a uma turma de 30 alunos, de 12 a 17 anos, de ambos os sexos. A ação educativa foi conduzida por dez acadêmicos de Medicina, sob supervisão da docente, e planejada em conjunto com o público-alvo que concordou com o tema “saúde e sexualidade”. A prática abordou outros subtemas, como uso de preservativos, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Os encontros contaram com distintas metodologias de aprendizagem, como: dinâmicas interativas e lúdicas, caixa de perguntas, filmes, documentários e roda de conversa. Em todas elas valorizou-se a problematização e o diálogo. A ação experienciada foi relevante, uma vez que a saúde sexual dos adolescentes é marcada por determinantes sociais que precisam ser refletidos e analisados pelos profissionais da saúde, como forma de desenvolver estratégias de redução das iniquidades por meio de ações de educação e promoção à saúde. Conclui-se que a ação foi fundamental para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e compreensão sobre as políticas públicas voltadas à adolescência pelos acadêmicos de Medicina.

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Biografia do Autor

Pedro Ivo Costa Morais de Assis, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Acadêmico de Medicina.

Gustavo Salman Rosa, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Acadêmico de Medicina.

Sumaya Giarola Cecilio, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Enfermeira Mestre em Enfermagem e Professora da Faculdade Ciências Médicas MG (FCMMG) .

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos