Capacitação de professores ao Programa Saúde na Escola: um relato de experiência

Autores

  • Louise Hubner Alvim Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Lucas Borges Gomes Ferreira Pinto Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Hádna Susan Rodrigues Vanrandorave Prefeitura Municipal de Araponga https://orcid.org/0000-0002-3208-0063
  • Geraldo Ildefonso de Campos Filho Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Promoção da Saúde no Meio Escolar, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 objetivando o desenvolvimento de ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos alunos matriculados na rede pública de ensino. A partir de 2017, o programa foi redefinido e atribuído como ação conjunta dos Ministérios da Educação e da Saúde. Assim, foi designada também à escola e aos profissionais da educação a realização de atividades que contemplem as ações do PSE. Nesse contexto, realizou-se uma capacitação dos professores da rede municipal de ensino, no município de Araponga-MG, ao Projeto Saúde na Escola. Objetivou-se, com este trabalho, abordar a importância da participação dos educadores no programa e expandir as ações ligadas ao PSE. A capacitação foi realizada por meio de uma roda de conversa com os professores da rede municipal em 2019, conduzida por dois acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Viçosa, e supervisionada pela enfermeira e pelo médico de família da Equipe de Saúde da Família Estouros, em Araponga-MG. Durante a atividade, foi discutido o PSE e o papel determinante dos professores no programa. Posteriormente, os acadêmicos trouxeram três exemplos de temas na interface educação e saúde a serem abordados pelos professores com os alunos adolescentes. Os temas, baseados no material didático e pedagógico propostos pelo PSE, foram: “Prevenção do uso de tabaco, álcool, crack e outras drogas”; “Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos” e “Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS”. A atividade propiciou resultados positivos. Os educadores mostraram-se interessados em buscar materiais disponíveis para serem abordados em sala de aula, além do interesse em expandir e divulgar as ações do programa, estreitando, dessa forma, os vínculos da saúde com a educação. Conclui-se, assim, a importância da divulgação e fortalecimento do PSE no âmbito da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Hubner Alvim, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduanda em medicina.

Lucas Borges Gomes Ferreira Pinto, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduando em Medicina.

Hádna Susan Rodrigues Vanrandorave, Prefeitura Municipal de Araponga

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário de Caratinga (2012), licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Nanuque (2013). Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Educação Especial, Saúde da Família, e Preceptoria no SUS. Mestranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Viçosa, (UFV).

Geraldo Ildefonso de Campos Filho, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG

Médico graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos