Ampliando o olhar: relato de experiência de um estudante de Medicina no PIASC I e II

Autores

  • Gabriel Matias Queiroz Universidade do Estado da Bahia (UNEB) https://orcid.org/0000-0001-6320-0710
  • Silvana Lima Guimarães França Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde

Resumo

Diante da necessidade de formar médicos com visão mais humanizada, integral e interprofissional, fortalecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da graduação em Medicina, universidades vêm implementando métodos pedagógicos reflexivos, vinculados à prática na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Programa de Integração Academia-Serviço-Comunidade (PIASC), com discentes de 06 cursos da área da saúde, é um grande exemplo disso. Neste trabalho objetivou-se descrever experiência nos PIASC I e II sob o olhar de um estudante de Medicina da UNEB. O programa, nos três primeiros componentes, baseia-se no Arco de Maguerez, dividindo-se em: PIASC I - territorialização e investigação da comunidade; II - diagnóstico situacional, discussão com a equipe, teorização dos problemas através de uma Árvore de Problemas e elaboração/aplicação de questionários; III – planejamento/execução de estratégia de intervenção. Tem-se também o PIASC IV e o PIASC MED. No PIASC I, discutiu-se os fatores condicionantes e determinantes da saúde, iniciando a prática no território da universidade, através da territorialização do campus I, e finalizando-a na Unidade de Saúde da Família (USF), a fim de compreender seu funcionamento e estrutura, além de acompanhar visitas domiciliares. No PIASC II, fortaleceu-se o caráter interprofissional, discutindo, em grupos, os problemas registrados nos diários de campo de cada discente. Consensualmente, o grupo em questão identificou a saúde mental como foco de intervenção, elaborando uma árvore de problemas que direcionou a construção de dois instrumentos diagnósticos (usuário-profissional), que fornecessem mais informações para o planejamento da intervenção a ser realizada no PIASC III. Em conclusão, provocador, o PIASC colabora com as novas DCNs da graduação em Medicina, a partir de atividades que possibilitam uma compreensão ampla, crítica e interprofissional, tanto dos assuntos trabalhados em sala de aula quanto do que se observa na prática dos profissionais da Atenção Primária em Saúde.

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Biografia do Autor

Gabriel Matias Queiroz, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduando em Medicina pela Universidade do Estado da Bahia.

Silvana Lima Guimarães França, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Medicina e Saúde pelo PPgMS / UFBA. Docente da UNEB.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos