Ampliando o olhar: relato de experiência de um estudante de Medicina no PIASC I e II
Palabras clave:
Atenção Primária à SaúdeResumen
Diante da necessidade de formar médicos com visão mais humanizada, integral e interprofissional, fortalecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da graduação em Medicina, universidades vêm implementando métodos pedagógicos reflexivos, vinculados à prática na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Programa de Integração Academia-Serviço-Comunidade (PIASC), com discentes de 06 cursos da área da saúde, é um grande exemplo disso. Neste trabalho objetivou-se descrever experiência nos PIASC I e II sob o olhar de um estudante de Medicina da UNEB. O programa, nos três primeiros componentes, baseia-se no Arco de Maguerez, dividindo-se em: PIASC I - territorialização e investigação da comunidade; II - diagnóstico situacional, discussão com a equipe, teorização dos problemas através de uma Árvore de Problemas e elaboração/aplicação de questionários; III – planejamento/execução de estratégia de intervenção. Tem-se também o PIASC IV e o PIASC MED. No PIASC I, discutiu-se os fatores condicionantes e determinantes da saúde, iniciando a prática no território da universidade, através da territorialização do campus I, e finalizando-a na Unidade de Saúde da Família (USF), a fim de compreender seu funcionamento e estrutura, além de acompanhar visitas domiciliares. No PIASC II, fortaleceu-se o caráter interprofissional, discutindo, em grupos, os problemas registrados nos diários de campo de cada discente. Consensualmente, o grupo em questão identificou a saúde mental como foco de intervenção, elaborando uma árvore de problemas que direcionou a construção de dois instrumentos diagnósticos (usuário-profissional), que fornecessem mais informações para o planejamento da intervenção a ser realizada no PIASC III. Em conclusão, provocador, o PIASC colabora com as novas DCNs da graduação em Medicina, a partir de atividades que possibilitam uma compreensão ampla, crítica e interprofissional, tanto dos assuntos trabalhados em sala de aula quanto do que se observa na prática dos profissionais da Atenção Primária em Saúde.