Conhecimento dos cirurgiões dentistas da Atenção Primária à Saúde sobre anomalias craniofaciais: fase de análise do modelo ADDIE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.32728

Palabras clave:

Anormalidades craniofaciais. Saúde bucal. Atenção primária à saúde. Educação em saúde.

Resumen

O presente estudo parte do seguinte problema de pesquisa: qual o conhecimento dos dentistas da atenção primária sobre anomalias craniofaciais e quais as possíveis necessidades educacionais, necessárias para melhorar o cuidado a esses usuários nesse nível de atenção? O trabalho em questão vem servir de subsídio para a construção de estratégias educacionais na temática das anomalias craniofaciais voltadas para cirurgiões-dentistas. Para tal, foi realizada a Fase de análise do modelo ADDIE de Desenho Instrucional, que é uma ferramenta capaz de desenvolver atividades educacionais de uma forma sistemática e coerente. O trabalho teve por objetivo fazer uma análise do conhecimento e dificuldades dos cirurgiões-dentistas no atendimento a pacientes com anomalias craniofaciais na APS compondo a fase de análise do modelo ADDIE de Desenho Instrucional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada com roteiro previamente elaborado. Seguiu a análise de conteúdo recomendada por Minayo, resultando em quatro categorias: Conhecimentos teórico-práticos das anomalias craniofaciais, Conhecimentos sobre o cuidado de pessoas com anomalias craniofaciais, Dificuldades no atendimento e Educação na saúde. As narrativas permitem supor uma abordagem insuficiente sobre anomalias craniofaciais durante a formação acadêmica e que as fissuras de lábio e/ou palato são as anomalias mais conhecidas pelos participantes e concordam que existe a necessidade de cursos de capacitação para melhorar a ampliar o conhecimento sobre o tema. A fase de Análise do Modelo ADDIE de Desenho Instrucional permitiu identificar as seguintes necessidades educacionais: explicar conceitos referentes às anomalias craniofaciais mais frequentes, bem como suas características clínicas e odontológicas; manejo odontológico do paciente com anomalia craniofacial; destacar o papel do cirurgião-dentista da APS na reabilitação desses usuários em parcerias com os serviços de referência no tratamento dessas anomalias.

 

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Biografía del autor/a

Erivelton Pinto Coutinho, Secretaria de Saúde de Recife (SESAU)

Residente de Odontologia em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde de Recife (SESAU).

Edilma da Cruz Cavalcante, Secretaria de Saúde de Recife (SESAU)

Residente de Odontologia em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde de Recife (SESAU).

Cínthia Ferreira Alves, Secretaria de Saúde de Recife (SESAU)

Residente de Odontologia em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde de Recife (SESAU).

Amanda Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Liliane Elise Souza Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rui Manuel Rodrigues Pereira, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo (USP).

Monica Cristina Batista de Melo, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Doutora pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira -IMIP. Docente na graduação e pós-graduação na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Manoela Almeida Santos da Figueira, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Doutora em Odontologia (Clínica Integrada) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Coordenadora do Curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Ortodontista do Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP - CADEFI.

Publicado

2021-11-05

Número

Sección

Artigos Originais