Apoio matricial, Interprofissionalidade e Núcleo de Apoio à Saúde da Família: percepção dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde de Salvador- Bahia

Autores/as

  • Madlene de Oliveira Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Brenda de Araújo Machado Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Rafaelle Serra dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jesiellen de Almeida Damacena Universidade do Estado da Bahia
  • Marcio Costa de Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB https://orcid.org/0000-0002-4922-6786

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16732

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Equipe Interdisciplinar em Saúde, Gestão em Saúde

Resumen

O estudo teve por objetivo apresentar a percepção dos trabalhadores sobre a interprofissionalidade, com ênfase das práticas de apoio matricial do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, realizado numa Unidade de Saúde da Família da cidade de Salvador, Bahia. Foi utilizando a cartografia no território existencial e entrevista semiestruturada com 04 profissionais do NASF e 04 profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os resultados apresentaram avanço do diálogo entre as equipes de NASF e ESF, referindo de forma construtiva a participação interdisciplinar no trabalho com ampliação do cuidado integral ao usuário. Apesar da fragmentação do tempo de trabalho do NASF em diferentes Unidades de Saúde, o estudo apontou as reuniões de equipe, atendimento compartilhado e atividades coletivas como momentos de potencial para a interprofissionalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Madlene de Oliveira Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui especialização em Saúde da Família pela Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Ministério da Saúde. Possui formação em Auriculoterapia e em gestão de Práticas Integrativas e Complementares. Participa do Núcleo de Estudos em Gestão, Políticas, Tecnologias e Segurança na Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Brenda de Araújo Machado, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Atualmente realiza o curso de especialização em saúde da Família pela FESF/FIOCRUZ, realiza o curso de Pilates da EQUIPILATES, que está em andamento, e concluiu o curso de Lian Gong 18 terapias.

Rafaelle Serra dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Fisioterapeuta graduada em 2017 pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Fisioterapeuta Residente do Programa Estadual de Residência em Fisioterapia em Reabilitação Neurofuncional pela EESP/SESAB/Hospital Geral Robertos Santos (HGRS), Salvador- BA(2018-2020).

Jesiellen de Almeida Damacena, Universidade do Estado da Bahia

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié-BA. 

Marcio Costa de Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduação em Fisioterapia, mestrado em Saúde Coletiva (2006) e doutorado em Medicina e Saúde Humana. Professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a