Ações de educação em saúde às pessoas com hipertensão arterial: espaço para processo terapêutico, troca de conhecimentos e experiências

Autores/as

  • Camila Maria Silva Paraizo-Horvath Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) https://orcid.org/0000-0002-3574-7361
  • Maria de Lourdes Barbosa Negrão Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)
  • Patrícia Araújo Rodrigues Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)
  • Eliza Maria Rezende Dázio Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)
  • Zélia Marilda Rodrigues Resck Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) https://orcid.org/0000-0002-3752-8381
  • Silvana Maria Coelho Leite Fava Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) https://orcid.org/0000-0003-3186-9596

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.15991

Palabras clave:

Hipertensão, Educação em Saúde, Enfermagem, Saúde da Família

Resumen

Objetivo: Analisar as ações de educação em saúde desenvolvidas às pessoas com hipertensão arterial sistêmica. Metodologia: Realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica no Portal Capes utilizando os descritores: educação em saúde, hipertensão e saúde da família, com marco temporal estudos dos últimos cinco anos. Resultados:  A reflexão foi dividida em dois eixos teóricos de discussão: Orientações coletivas: espaço para troca de conhecimentos e experiências e Orientações individualizadas: espaço para processo terapêutico com o envolvimento dos familiares. Conclusões: As atividades desenvolvidas em grupos permitiram trocas de experiências entre os participantes e também a formação de vínculos no convívio com outras pessoas que enfrentaram os mesmos problemas de saúde. Já a atenção individualizada mostrou-se importante para conhecer o contexto sociocultural onde a pessoa está inserida, apontando os diversos fatores e potenciais que possam ser determinantes para desenvolver o empoderamento.   

 

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Biografía del autor/a

Camila Maria Silva Paraizo-Horvath, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas-MG, doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP-RP).

Maria de Lourdes Barbosa Negrão, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas-MG. 

Patrícia Araújo Rodrigues, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

Mestranda em Ciências Biológicos pela Universidade Federal de Alfenas-MG.

Eliza Maria Rezende Dázio, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

Docente na Universidade Federal de Alfenas, Escola de Enfermagem, Alfenas-MG, Brasil.

Zélia Marilda Rodrigues Resck, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

Docente na Universidade Federal de Alfenas, Escola de Enfermagem, Alfenas-MG, Brasil.

Silvana Maria Coelho Leite Fava, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

Docente na Universidade Federal de Alfenas, Escola de Enfermagem, Alfenas-MG, Brasil.

Publicado

2021-06-23

Número

Sección

Artigos de Revisão

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