Ações de educação em saúde às pessoas com hipertensão arterial: espaço para processo terapêutico, troca de conhecimentos e experiências
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.15991Palabras clave:
Hipertensão, Educação em Saúde, Enfermagem, Saúde da FamíliaResumen
Objetivo: Analisar as ações de educação em saúde desenvolvidas às pessoas com hipertensão arterial sistêmica. Metodologia: Realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica no Portal Capes utilizando os descritores: educação em saúde, hipertensão e saúde da família, com marco temporal estudos dos últimos cinco anos. Resultados: A reflexão foi dividida em dois eixos teóricos de discussão: Orientações coletivas: espaço para troca de conhecimentos e experiências e Orientações individualizadas: espaço para processo terapêutico com o envolvimento dos familiares. Conclusões: As atividades desenvolvidas em grupos permitiram trocas de experiências entre os participantes e também a formação de vínculos no convívio com outras pessoas que enfrentaram os mesmos problemas de saúde. Já a atenção individualizada mostrou-se importante para conhecer o contexto sociocultural onde a pessoa está inserida, apontando os diversos fatores e potenciais que possam ser determinantes para desenvolver o empoderamento.