VISITA DOMICILIAR NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SEGUNDO A POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO: ANÁLISE REFLEXIVA

Autores

  • Fernanda Ribeiro Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS-UNIFAL-MG
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Universidade Federal de Alfenas-Unifal-MG
  • Zelia Marilda Rodrigues Resck Universidade Federal de Alfenas-Unifal-MG

Palavras-chave:

Visita Domiciliar, Estratégia de Saúde da Família, Ensino, Humanização,

Resumo

Trata-se de uma análise reflexiva sobre a visita domiciliar como estratégia pedagógica para estudantes universitários da área da saúde na formação da atenção humanizada, apoiando-se em revisão bibliográfica. A análise foi conduzida a partir de três eixos temáticos: os modelos assistenciais e gerenciais à luz da Política Nacional de Humanização, o processo de formação dos profissionais voltados para a humanização, e a importância da visita domiciliar como estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem da assistência humanizada. Embora a visita domiciliar seja uma prática antiga nos serviços de saúde, ela ainda não está totalmente implantada no cotidiano do processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família. Isso se deve às dificuldades em operar mudanças no modelo assistencial e gerencial, que historicamente preconizou uma abordagem individual, curativista e assistencialista, assim como, ao despreparo das equipes de saúde da família e dos futuros profissionais na realização de visitas domiciliares, como instrumento de abordagem familiar, na prevenção e na promoção à saúde e como prática transformadora para a assistência humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS-UNIFAL-MG

Especialista em Saúde da Família-Modalidade Residência(UNIFAL-MG) Mestranda de Enfermagem-Linha de pesquisa-Gestão em Serviços de Saúde(UNIFAL-MG)

Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, Universidade Federal de Alfenas-Unifal-MG

Possui Doutorado em Enfermagem Fundamental e Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo-SP (2005). Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública/ Fundação Getúlio Vargas-RJ (1996) e, atualmente é Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG. Docente das disciplinas de Epidemiologia Aplicada à Enfermagem (graduação) e Epidemiologia e Bioestatística, Metodologia do Ensino e Epidemiologia em Serviços de Saúde na pós-graduação (Especialização/Mestrado).

Zelia Marilda Rodrigues Resck, Universidade Federal de Alfenas-Unifal-MG

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Educação pela Universidade José do Rosário Vellano (1998) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração e Gerência em Enfermagem. Desenvolve pesquisas nas temáticas: humanização nos serviços de saúde, ensino em Enfermagem, educação em serviço, auditoria em Enfermagem, gerência da assistência e de serviços, prática do enfermeiro e ensino da administração.

Downloads

Publicado

2017-02-21

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)