PERFIL E QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES ENFERMEIROS DE UNIVERSIDADES PRIVADAS E PÚBLICA: ESTUDO COM WHOQOL-BREF
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15819Palabras clave:
Qualidade de Vida, Docentes de Enfermagem, Educação SuperiorResumen
O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil e a qualidade de vida dos decentes Enfermeiros de Universidades Privadas e Pública de Curitiba – PR. Estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa do tipo transversal, desenvolvido com 44 docentes de nove instituições de ensino superior. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo variáveis sócio demográficas e um instrumento de avaliação de qualidade de vida (Whoqol-bref abreviado) contendo 26 perguntas estruturadas, avaliando diversas facetas, duas das quais sobre a qualidade de vida geral e 24 acerca dos quatro domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Os dados foram coletados por meio do google docs, e analisados pelo programa Microsoft Excell, aplicou-se o Teste Wilcoxon e Teste de Correlação de Pearson para avaliação dos escores de qualidade vida entre os docentes. Participaram 18 docentes de Instituição Pública e 26 de privadas, predominando o gênero feminino com 84,1%, A maior média em relação aos domínios é as relações sociais com 73,48±17,63 e o menor score o domínio físico com 59,17±9,38. Conclui-se que não existem diferenças significativas entre a QV dos Docentes Enfermeiros das IES Públicas e Privadas.