AVALIAÇAO DOS PARTICIPANTES DOS CURSOS DO CANAL MINAS SAÚDE: reflexão para mudar

Autores/as

  • Lizziane d' Ávila Pereira Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.15588

Palabras clave:

educação continuada, educação a distância, atenção primária à saúde

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da avaliação dos participantes de cursos ofertados pelo Canal Saúde, ferramenta de educação a distância da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Teve como objetivo geral analisar as avaliações dos participantes de 15 cursos ofertados pelo Canal Minas Saúde, no período de 2012-2013, cujo público - alvo envolvia profissionais do Sistema de Saúde do Estado de Minas Gerais que atuam na atenção primária. Optou-se por um estudo descritivo, tendo como base o banco de dados disponibilizado pela SES/MG. Os questionários analisados foram aplicados no final de cada curso, sendo que, para cada uma das questões objetivas, o profissional de saúde tinha, na avaliação, as opções baixo, regular, médio e alto, além de contemplar, ao final, um espaço para contribuições gerais sobre o curso. Os resultados revelaram que os profissionais avaliam positivamente as questões objetivas contidas nos questionários, mas apontam aspectos importantes que devem ser considerados na estruturação dos cursos em relação às quatro dimensões analisadas, a saber: tecnologia, conteúdo/atividades, autoavaliação e desempenho do tutor. A melhor avaliação foi relativa à dimensão tecnologia, que abarca a análise da estruturação do curso no ambiente virtual de aprendizagem. A dimensão autoavaliação foi a pior avaliada e abrange questões relativas às videoaulas, interação entre tutor e alunos, tempo de estudo e apreensão do conhecimento abordado. Conclui-se que existe uma coerência entre a proposição do Canal Minas Saúde e a proposta de avaliação utilizada mas observa-se a necessidade de continuar avançando na formulação e na oferta dos cursos, em especial, possibilitando uma maior articulação ao processo de trabalho em saúde.

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Biografía del autor/a

Lizziane d' Ávila Pereira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Enfermagem. Pós graduada em Docência do Ensino Superior, Gestão em Saúde com ênfase em Saúde Pública, Educação a Distância e em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde. Mestranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Educação em Saúde.

Publicado

2018-12-20

Número

Sección

Artigos Originais