ACOLHIMENTO E SATISFAÇÃO DO USUÁRIO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ÊXITO
Palabras clave:
Acolhimento, Satisfação do paciente, Avaliação em saúde, Atenção Primária à Saúde.Resumen
Objetivo: Analisar a satisfação dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família (USF) após a implantação do acolhimento. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade de Saúde da Família, Recife - PE, Brasil. Participaram 9 usuários do serviço, estabelecendo-se como critérios de inclusão: idade igual ou superior a 18 anos, ter sido atendido na referida USF antes e após a implantação do acolhimento, além da participação voluntária. A coleta de dados ocorreu em março de 2013, por meio da técnica do grupo focal. Os dados coletados foram analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Os usuários, de um modo geral, demonstraram estar satisfeitos com o acolhimento realizado pela equipe de saúde da referida USF, e com as mudanças decorrentes da implantação desta diretriz da Política de Humanização da Saúde no serviço utilizado por eles, principalmente no que diz respeito à resolutividade, acesso e reorganização do processo de trabalho. Conclusão: Os usuários apresentaram uma visão limitada do que vem a ser o acolhimento e de sua ampla capacidade de prover o cuidar. Porém, a avaliação de satisfação destes com o acolhimento e o serviço de saúde é de fundamental importância para a melhoria da assistência à saúde prestada.
Palavras-chave: Acolhimento; Satisfação do paciente; Avaliação em saúde; Atenção Primária à Saúde.