FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO

Autores/as

  • Pâmella Padilha Brito ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
  • Marisa Pacini Costa Médica da Secretaria de Saúde do DF, Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF.

Palabras clave:

Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde, Participação Comunitária.

Resumen

A participação do usuário em práticas de educação em saúde deve ser ativa para que o indivíduo seja valorizado como um sujeito capaz de decidir sobre questões que envolvem sua saúde e que é responsável pelo seu comportamento e hábitos de vida.O objetivo foi identificar sob o ponto de vista do usuário qual a metodologia de aprendizagem utilizada nas práticas educativas e a forma de participação em uma UBS de Nova Colina. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido como parte do Programa de Educação para o Trabalho (PET).  Foram sujeitos da pesquisa 20 usuários, convidados a participar por meio de visita domiciliar. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. Concluiu-se com este estudo que ainda há o predomínio do modelo tradicional de educação. Os profissionais de saúde precisam reconhecer que nenhum saber deve ser mais ou menos valorizado do que o outro e que o educador na medida em que educa também é educado. A ação educativa precisa ser dialógica para ser efetiva e causar impacto, e o educando deve ser respeitado como um ser autônomo, livre, consciente e capaz de tomar decisões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pâmella Padilha Brito, ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Enfermeira da Secretaria de Saúde do DF, formada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, em qual fiz parte do Programa de Educação para o Trabalho-PET Saúde da Família do Ministério da Saúde por 2 anos de onde se originou esta pesquisa.

Publicado

2016-06-28

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a