EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E GRUPOS DE IDOSOS: REVISÃO SOBRE PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE
Palabras clave:
Promoção de Saúde, Educação em Saúde, IdosoResumen
A Educação Popular em Saúde (EPS) é referência para as práticas educativas no Sistema Único de Saúde, por sua convergência com o ideário de integralidade, participação popular e promoção da saúde. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica sobre princípios teórico-metodológicos das ações educativas em saúde com idosos, procurando identificar princípios da EPS e refletir sobre sua contribuição às práticas. A pesquisa foi realizada nas bases Scielo e Lilacs e em periódicos selecionados, no período de 2000 a 2010. Os resultados mostram que a EPS se destaca como referencial e que alguns de seus princípios estão presentes em outras abordagens. Metodologia participativa, concepção holística de saúde e afirmação de sujeitos e afetividade foram os mais recorrentes. É necessário debater e avaliar as ações educativas em grupos de idosos a partir da perspectiva transformadora da EPS, para que sejam continuamente qualificadas no enfrentamento dos desafios do envelhecer na sociedade atual.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-10
Número
Sección
Artigos Originais