INIQUIDADES E EXCLUSÃO SOCIAL EM UM PSF DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Autores/as

  • Verônica Galvão Freires Cisneiros FENSG - Universidade de Pernambuco
  • Glayse Marques da Cunha do Amaral FENSG - Universidade de Pernambuco
  • Maria Lúcia da Silva Oliveira FENSG - Universidade de Pernambuco
  • Dayse Marques da Cunha FENSG- Universidade de Pernambuco
  • Maria Rejane Ferreira da Silva Centro de Pesquisas Ageu Magalhães

Palabras clave:

Território. PSF. Iniquidade. Saúde Coletiva. Equidade.

Resumen

Este trabalho relata a experiência das pesquisadoras que atuam na comunidade residente na área adscrita a um PSF do município de Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco. Nesta área, observaram-se escassos níveis de coesão social, baixa participação política e frágeis redes de apoio social coexistentes com iniquidades de renda e exclusão social em um grupo populacional aparentemente homogêneo. Este relato descreve uma pesquisa-ação-participante, concebida com o objetivo de reduzir as diferenças e promover equidade de acesso à população. Inicialmente buscou-se levantar dados populacionais para, em seguida, conhecer o território e ouvir a comunidade. A busca da compreensão da dinâmica social existente no território do programa saúde da família foi uma tarefa complexa, que exigiu a interação das pesquisadoras com os membros da comunidade nas diversas situações investigadas de modo cooperativo. Após oito meses, observou-se que nem sempre as instituições levam em conta o desenvolvimento sociossanitário da localidade, a dinâmica social do espaço e o princípio da equidade ao definir os territórios do PSF. Do mesmo modo, acredita-se que, com o esforço realizado neste tipo de estudo, é possível transformar a realidade local, na medida em que as equipes de saúde da família atuem positivamente na correção das desigualdades sociais existentes em seus territórios.

Descargas

Biografía del autor/a

Verônica Galvão Freires Cisneiros, FENSG - Universidade de Pernambuco

Médica. Estudante de do Curso de Especialização em Saúde Pública Gestão de Sistemas e Ações de Saúde/FENSG. Universidade de Pernambuco, Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB.

Glayse Marques da Cunha do Amaral, FENSG - Universidade de Pernambuco

Odontóloga. Estudante do Curso de Especialização em Saúde Pública Gestão de Sistemas e Ações de Saúde/FENSG. Universidade de Pernambuco, Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB.

Maria Lúcia da Silva Oliveira, FENSG - Universidade de Pernambuco

Psicóloga. Estudante do Curso de Especialização em Saúde Pública Gestão de Sistemas e Ações de Saúde/FENSG. Universidade de Pernambuco.

Dayse Marques da Cunha, FENSG- Universidade de Pernambuco

Médica. Estudante do Curso de Especialização em Saúde Pública Gestão de Sistemas e Ações de Saúde/FENSG. Universidade de Pernambuco.

Maria Rejane Ferreira da Silva, Centro de Pesquisas Ageu Magalhães

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora da Universidade de Pernambuco. Pesquisadora colaboradora da FIOCRUZ/PE. Coordenadora do GRAAL/UPE

Publicado

2011-09-06

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a