PROMOÇÃO DE SAÚDE DO ADOLESCENTE EM ÂMBITO ESCOLAR

Autores/as

  • Claudia de Moraes Gomes PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
  • Natália de Cássia Horta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

Adolescência. Saúde do adolescente. Promoção da saúde. Educação em saúde. Ação intersetorial.

Resumen

Buscando contribuir para aprimorar a relação educação/saúde e para promover uma melhor qualidade de vida para a juventude, este estudo vem refletir sobre a ótica da educação na promoção da saúde do adolescente na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como sujeitos nove coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal de ensino, situado na região oeste de Belo Horizonte. As técnicas utilizadas para coleta de dados consistiu de entrevistas semiestruturadas com a entrada de um diário de campo. Foi constatado que as ações de promoção da saúde já estão sendo seguidas e implementadas pela escola. A síntese das categorias analisadas mostrou-se necessária para a prática de cuidados mínimos e autocuidado oferecida pelo setor da saúde em parceria com a escola, a fim de estruturar e incentivar a prática de cuidar dos jovens e também responsabilizá-lo por esse cuidado. Além de cuidados clínicos e individuais, que resultam em uma demanda, é necessário coordenar ações no domínio dos determinantes sociais da saúde, dado o contexto de adolescentes/ vidas, com ações de educação em saúde e promoção da saúde. Neste processo, destacamos a importância das parcerias com outros apoios, incluindo aqui, especialmente, a família. Isso também requer cuidados e orientação a fim de melhorar seu trabalho com adolescentes. Conclui-se que a parceria entre a saúde e a educação constitui um grande potencial na construção de sujeitos-adolescentes. Essas ações são difíceis de executar em isolamento desses setores, mas, certamente, ocorrem de forma mais eficaz se baseadas em esforços conjuntos pela tríade da educação, saúde e família. É importante que todos os setores possam discutir e realizar estas parcerias e que sejam discutidos outros mecanismos de socialização, cidadania e participação dos jovens como sujeitos nos cuidados com a saúde.

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Biografía del autor/a

Claudia de Moraes Gomes, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Enfermeira Egressa do curso de enfermagem da PUC MINAS - Núcleo Betim. Rua Oito nº 17. B. Morada Nova, Contagem.

Natália de Cássia Horta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Docente do Curso de enfermagem da PUC MINAS Rua Epaminondas de Moura e Silva, nº. 481. B. Planalto. Belo Horizonte.

Publicado

2011-02-01

Número

Sección

Artigos Originais

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