PERCEPÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL E ANÁLISE DAS CAUSAS DE EVASÃO AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO DOS ESCOLARES DO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL E ESTADUAL DE ARAUCÁRIA – PR

Autores/as

  • Rita de Cassia Alves Lima Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Schneider Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Percepção. Saúde bucal. Adolescentes.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção sobre saúde bucal e as causas da evasão dos escolares do ensino público municipal e estadual de Araucária - PR. A amostra constou de 624 alunos de 10 a 18 anos, adolescentes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Foram aplicados questionários contendo questões acerca da percepção sobre saúde bucal dos alunos e os motivos que os levaram a abandonar o tratamento odontológico oferecido pelas Unidades de Saúde do município. Os resultados deste estudo mostraram que os adolescentes desconhecem alguns assuntos importantes como a transmissibilidade da cárie (49,8%), como o que é a placa bacteriana (54,8%) e onde se pode encontrar o flúor (32,2%), sendo que 43,4% dos entrevistados acreditam que o flúor é encontrado apenas nos dentifrícios. Após a análise dos dados, concluiu-se que os adolescentes possuem uma boa percepção sobre saúde bucal e que destacam-se como causas da evasão ao tratamento odontológico entre outros: a baixa escolaridade dos pais e a resistência das escolas em receber as equipes de saúde bucal para a realização das ações de educação em saúde.

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Biografía del autor/a

Rita de Cassia Alves Lima, Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências da Saúde
Departamento de Saúde Comunitária
Especialista em Saúde Coletiva Área de Concentração em Saúde da Família
Turma 2007

Contato:
rcal@cscnet.com.br

Luciana Schneider, Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências da Saúde
Departamento de Saúde Comunitária
Professora Assistente do Departamento de Saúde Comunitária da UFPR
Professora do Curso de Especialização em Saúde Coletiva - Área de Concentração em Saúde da Família da UFPR

2 Professora

Publicado

2010-05-17

Número

Sección

Artigos Originais