CUIDADO INTERSETORIAL: PROMOVENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UMA CRECHE

Autores/as

  • Américo Yuiti Mori UFSCar
  • Márcia Niituma Ogata Departamento de enfermagem da USFCar

Palabras clave:

Ação Intersetorial, Educação em Saúde, Promoção da Saúde e Saúde da Família.

Resumen

Este relato apresenta a experiência de um projeto desenvolvido junto a uma equipe de saúde da família e uma creche pertencente ao seu território de abrangência. O seu objetivo foi articular os equipamentos sociais para promover uma atuação intersetorial com a perspectiva de potencializar as ações através da educação em saúde. Foram realizadas reuniões com a creche e acompanhamento da rotina de trabalho das educadoras, o qual oportunizou o reconhecimento do cotidiano da sua produção do cuidado e educação. Ao longo do processo, perceberam-se conflitos e a necessidade de fortalecimento do vínculo entre a equipe de saúde e as educadoras da creche. As estratégias utilizadas para a articulação das ações foram a problematização das demandas levantadas junto às educadoras e sua discussão na reunião da equipe de saúde, proposição de oficinas de educação em saúde com as educadoras, reuniões para planejamento conjunto e atenção à saúde de crianças referenciadas pelas educadoras. A construção da parceria ainda está em processo, e já é possível observar que a aproximação dos trabalhadores dos dois serviços e a articulação de suas ações contribuem na mudança das práticas de saúde.  Vão ao encontro da promoção da saúde e fortalecem o Sistema Único de Saúde na medida em que seus princípios se traduzem no cotidiano dos serviços.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Américo Yuiti Mori, UFSCar

Universidade Federal de São Carlos. Residente de Enfermagem do Curso de Pós-Graduação Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

Formação:

2007 a 2009 – Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.

2000 a 2004 – Graduação em Enfermagem pela Unifesp - Universidade Federal de São Paulo.

1999 a 1997– Colegial Técnico de Enfermagem pela FITO - Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

 

Experiência:

2009 a atual - Apoiador Institucional da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

2007 a 2009 – Enfermeiro Residente da Unidade de Saúde da Família do Jardim Gonzaga/SMS de São Carlos.

2008 – Membro do Grupo Operativo: Planejamento e Implantação do Apoio Institucional da SMS de São Carlos.

2005 a 2007 – Enfermeiro da Unidade de Saúde da Família Inácio Monteiro/SMS de São Paulo.

2000 a 2002 – Técnico de Enfermagem da Unidade de Internação de pacientes graves da Retaguarda do Pronto Socorro do Hospital São Paulo-HSP.

 

Márcia Niituma Ogata, Departamento de enfermagem da USFCar

Universidade Federal de São Carlos. Docente Doutora do Departamento de Enfermagem - Núcleo de Saúde Coletiva. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade

Publicado

2010-11-15

Número

Sección

Relatos de Experiência