FATORES INFLUENTES NA PERMANÊNCIA DOS ENFERMEIROS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM IPATINGA – MG.

Autores/as

  • Simone de Pinho Barbosa Centro Universitário do Leste de Mionas Gerais
  • Adriana Cavalcanti de Aguiar Universidade Estácio de Sá

Palabras clave:

Enfermeiros, trabalho, Estratégia Saúde da Família.

Resumen

O foco central deste estudo é a (im)permanência do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família (ESF), baseado na força de trabalho e nos fatores extrínsecos e intrínsecos que levam à expansão desse fenômeno. Como objetivo geral, propõe-se compreender, do ponto de vista dos profissionais enfermeiros que trabalharam no município de Ipatinga (MG), os fatores que facilitam ou dificultam a sua permanência na ESF. A coleta de dados se realizou por meio de entrevistas gravadas com 16 enfermeiros que atuaram na ESF de Ipatinga durante os anos de 2002 a 2007, no intuito de revelar o que os levou, de fato, a sair. Os enfermeiros consideraram como principais fatores favoráveis a sua atuação na ESF, o trabalho em equipe quando o mesmo conseguia ser efetivado pelos seus membros, a estrutura física para uma atuação mais digna e com privacidade e o vínculo com a comunidade, vistos como formas de gratificação e reconhecimento. Os fatores considerados desfavoráveis à sua permanência na ESF foram: dificuldade de transporte, pressão por cumprimento de produção, divisão territorial inapropriada. Relataram, ainda, desgaste físico, mental e até mesmo social, fomentando a evasão para outras opções de trabalho mais dignas e favoráveis e foram categóricos ao elegerem, como condições para a permanência, salários mais compatíveis, vínculos empregatícios seguros e oferta de educação permanente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone de Pinho Barbosa, Centro Universitário do Leste de Mionas Gerais

Enfermeira, mestre em saúde da família, docente do Centro universitário do Leste de Minas Gerais, na área saúde pública.

Adriana Cavalcanti de Aguiar, Universidade Estácio de Sá

Médica, Doutora em Educaçao pela Harvard University e docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá.Membro efetivo da Fiocruz.

Publicado

2008-08-25

Número

Sección

Artigos Originais