A Educação popular em saúde na Atenção Primária: uma revisão de literatura
Keywords:
Atenção Primária à SaúdeAbstract
A educação em saúde compreende práticas sócio-pedagógicas entre profissionais e comunidade, a fim de provocar mudança de realidade e compartilhar conhecimentos, no entanto, algumas vezes, acontece de forma verticalizada e “bancária”. A Educação Popular em Saúde (EPS), inspirada na epistemologia freireana, traz uma nova dinâmica para esse processo, como fenômeno social, importando-se com saberes populares, ancestralidade e participação ativa do paciente, famílias e comunidade nas discussões sobre diversos assuntos, relacionados ou não à saúde (BRASIL, 2013). Esse trabalho objetiva descrever os princípios da EPS e sua aplicabilidade na Atenção Básica. Realizou-se uma revisão de literatura integrativa sobre o assunto em base de dados ScieLo e sites ministeriais. No Brasil, essa prática começa a se estruturar ao longo da reforma sanitária, com a aproximação dos profissionais da comunidade, sendo normatizada pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS) em 2013, propondo práticas pedagógicas no campo de saúde que perpassam ações puramente preventivas, de cura e reabilitação. Os princípios orientadores dessa política baseiam-se em concepções freireanas, a saber: diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação e compromisso com a construção do projeto democrático e popular. A amorosidade é a capacidade humana que permite diálogo na educação e no cuidar, no mundo das relações humanas. A dialogicidade é o compartilhamento e o encontro das subjetividades dos indivíduos. A problematização corresponde ao momento de análise crítica da realidade, permitindo a emancipação de sujeitos e a construção de propostas para mudanças de contextos a partir do processo de ação-reflexão-ação (FREIRE,1987). Em conclusão, a Educação Popular em Saúde (EPS) permite uma aproximação entre os profissionais de saúde da família e a comunidade, a fim de se estabelecer projetos pactuados de mudanças de realidade, promoção de saúde e prevenção de agravos. Bem como possibilita a emancipação de sujeitos e o real exercício da cidadania.