Promoção da saúde nutricional e alimentar em pacientes institucionalizados: relato de experiência

Authors

  • Renata Vilela de Almeida Gomes Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Lucas Bonna Costa Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Lívia Schultz Corcino Freitas Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória https://orcid.org/0000-0001-6692-5813
  • Rhaaby Rodrigues Muzí Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
  • Rosa Maria Natali Montenegro Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Keywords:

Atenção Primária à Saúde, Educação em saúde, Dieta Saudável, Promoção da Saúde

Abstract

A alimentação e nutrição são essenciais para promoção e proteção da saúde, pois possibilitam fortalecer o potencial de crescimento, o desenvolvimento humano, a vida e a recuperação da saúde. Assim, identificou-se que o tema “alimentação saudável” seria oportuno no acolhimento de pacientes institucionalizados em tratamento de doenças neoplásicas. Objetivou-se descrever as experiências obtidas através do projeto de intervenção educativa, a fim de empoderar pacientes e seus acompanhantes sobre hábitos alimentares saudáveis. A experiência foi vivenciada por acadêmicos de Medicina do 2º período da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), numa Associação de Acolhimento a Pacientes Oncológicos, durante o módulo de Medicina e Comunidade II, no período de agosto a dezembro de 2019. Os encontros com a metodologia da “Roda de conversa” possibilitaram a discussão sobre alternativas mais saudáveis de alimentação, utilizando como recurso a pirâmide alimentar, a exposição da quantidade de açúcar nos alimentos industrializados e das estratégias utilizadas nas propagandas de produtos ultraprocessados incentivando o consumo. Aberto um momento para perguntas, os participantes se mostraram interessados e participativos. Os acadêmicos responderam de forma dinâmica os questionamentos com participação ativa do grupo. Por fim, embora muito discutido atualmente, este ainda é um tema de dúvidas para pacientes. Conhecer o valor nutritivo dos alimentos facilita o entendimento sobre a promoção à saúde mediante as práticas alimentares. Diante das perguntas dos participantes ao final das apresentações, verificaram-se resultados positivos com o projeto educativo, visto que agregou conhecimentos e gerou autonomia e pensamento crítico no indivíduo sobre os hábitos alimentares, beneficiando seu tratamento e perspectiva de vida a longo prazo. Portanto, a realização das atividades de educação em saúde é importante, já que proporcionam ao indivíduo melhores escolhas alimentares, resultando no melhor controle das doenças crônicas e da sua qualidade de vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Vilela de Almeida Gomes, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Acadêmica em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Lucas Bonna Costa, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Acadêmico em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Lívia Schultz Corcino Freitas, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Acadêmica em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Rhaaby Rodrigues Muzí, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Acadêmica em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Rosa Maria Natali Montenegro, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Enfermeira pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) . Docente da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

Published

2021-06-01

Issue

Section

Resumos