"Cê viu isso?": Produção de vídeos educativos durante a pandemia da COVID-19
Keywords:
Atenção primária à saúde, Educação em Saúde, Infecção por Coronavírus, Vídeos educativosAbstract
A pandemia da COVID-19 é um dos principais desafios enfrentados pelo mundo contemporâneo. A busca por maior conhecimento dos aspectos que envolvem a doença é constante, assim como a maior disponibilidade de informações em diversas fontes, sobretudo nas redes sociais. Entretanto, nota-se um crescimento da veiculação de conteúdo duvidoso. Dessa forma, a educação em saúde à distância se mostra como estratégia fundamental no controle da COVID-19, adequada às limitações impostas pelo distanciamento social. Objetivou-se produzir e divulgar conteúdo audiovisual educativo e confiável sobre a COVID-19, em linguagem e plataformas digitais acessíveis à população geral. Quanto à metodologia, trata-se de um trabalho desenvolvido por dois alunos da graduação de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em reuniões online, de junho a julho de 2020. Revisou-se conteúdos disponíveis sobre medidas profiláticas, imunidade coletiva, transmissão, distanciamento social, diagnóstico, notificações e tratamento da COVID-19, nos protocolos do Ministério da Saúde e plataforma UptoDate. Posteriormente, elaborou-se os roteiros, gravação e edição de áudios, além de animação de dez vídeos para a população geral. Os vídeos foram publicados no perfil "@ceviuisso.covid" no Instagram e no YouTube, e compartilhados pelo WhatsApp, entre 23/06/2020 e 03/07/2020. O uso de ferramentas da “Comunicação não violenta” permitiu uma conexão empática com a população, principalmente nos vídeos iniciais, que abordam sentimentos experienciados durante a pandemia e foram mais visualizados e compartilhados. Devido ao volume de informações disponíveis acerca da COVID-19, houve dificuldade em selecionar os conteúdos essenciais para sensibilizar o público alvo. Os vídeos em formato de animação e de curta duração tornaram o conteúdo mais didático e atrativo, segundo comentários dos seguidores no perfil do Instagram. Em conclusão, percebeu-se a importância de produzir conteúdo digital em saúde, que seja acessível à população geral e baseado em evidências. Ao mesmo tempo atrativo, com linguagem empática e que considere o paciente como protagonista de seu cuidado.