Educação interprofissional no contexto da Atenção Primária à Saúde: relato de experiência

Autores

  • Ana Flávia de Seixas Salomão Faculdade de Medicina- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Caroline Muzi Cunha Faculdade de Fisioterapia- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jefferson Cláudio Nascimento Silva Faculdade de Serviço Social- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Hianka Patrícia Cardoso Correia Faculdade de Enfermagem- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jomara Oliveira dos Santos Yogui Faculdade de Medicina- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carmelita do Carmo Ribeiro Leite Camargos Faculdade de Enfermagem- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Renata Alvarenga Vieira Faculdade de Fisioterapia- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Clarissa Rocha Panconi Piccinini Faculdade de Medicina- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sabrina Pereira Paiva Faculdade de Serviço Social- Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.16305

Palavras-chave:

Relações Interprofissionais, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

Introdução: A formação em saúde envolve hoje a construção e fomento de um labor colaborativo entre as profissões. O presente relato objetiva descrever e analisar as ações do projeto de extensão “Há diversidade na Unidade”, desenvolvidas durante o ano de 2016. Tal projeto teve como finalidade: propiciar o desenvolvimento de competências para o trabalho interprofissional em estudantes dos períodos iniciais dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Serviço Social; inserir os estudantes em contextos reais de aprendizagem, por meio de ações em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde de Juiz de Fora/MG; promover a integração ensino-serviço através de ações em saúde pensadas na perspectiva interprofissional, centradas nos usuários. Desenvolvimento: Para atingir esses objetivos, a metodologia do grupo foi desenvolver semanalmente atividades de reconhecimento da dinâmica do território e da equipe de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Além disso, iniciar um grupo de educação em saúde, voltado para crianças, com ações planejadas de forma interprofissional. A experiência no território permitiu: ampliar a vivência dos discentes na Atenção Primária à Saúde, possibilitando a observação e reflexão sobre o trabalho em equipe nesse cenário; sensibilizar os acadêmicos para as necessidades em saúde da população; dialogar com essas necessidades a partir do método da educação em saúde, desenvolvendo habilidades para o trabalho interprofissional. Conclusão: percebe-se que os projetos de extensão podem ser uma ferramenta importante na construção da formação interprofissional em saúde, inserindo precocemente os estudantes no contexto do Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Ana Flávia de Seixas Salomão, Faculdade de Medicina- Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ana Caroline Muzi Cunha, Faculdade de Fisioterapia- Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda de Fisiotepia- Universidade Federal de Juiz de Fora

Jefferson Cláudio Nascimento Silva, Faculdade de Serviço Social- Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando de Serviço Social - Universidade Federal de Juiz de Fora

Hianka Patrícia Cardoso Correia, Faculdade de Enfermagem- Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda de Enfermagem - Universidade Federal de Juiz de Fora

Jomara Oliveira dos Santos Yogui, Faculdade de Medicina- Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Saúde Coletiva FAMED/UFJF

Professora de Medicina De Família e Comunidade da Faculdade de Medicina/UFJF



Carmelita do Carmo Ribeiro Leite Camargos, Faculdade de Enfermagem- Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Enfermagem/UFMG

Professora na Disciplina de Enfermagem em Saúde da criança e do adolescente- Universidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF 

Renata Alvarenga Vieira, Faculdade de Fisioterapia- Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciências da Reabilitação/ UFMG

Professora Chefe do Departamento de Fisioterapa na saúde do idoso, adulto e materno-infantil/ Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Clarissa Rocha Panconi Piccinini, Faculdade de Medicina- Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Professora do departamento materno-infantil/ Unversidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF

Sabrina Pereira Paiva, Faculdade de Serviço Social- Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Saúde Coletiva UFRJ

Professora Departamento de Política e Ação do Serviço Social/ UFJF

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Publicado

2020-01-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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