PERFIL DOS USUÁRIOS QUE PROCURAM ATENDIMENTO DE URGÊNCIA ODONTOLÓGICA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Keywords:
saúde bucal, urgências, saúde públicaAbstract
Em função de suas condições socioeconômicas, grande parte das pessoas dificilmente tem um acompanhamento odontológico e, consequentemente, não usufruem das medidas de prevenção de doenças, acessando o setor de urgência como porta de entrada para o sistema de saúde. Com o intuito de desfazer esta prática excludente, o atendimento do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC) está alicerçado nos conceitos fundamentais da atenção primária em saúde: primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação das ações. Considerando que a procura por consultas de urgência é alta no SSC/GHC e que o acesso ao tratamento muitas vezes é restrito, esse estudo tem como objetivo principal traçar o perfil do usuário atendido na consulta de urgência odontológica da Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI), a fim de propor estratégias para qualificar o atendimento odontológico nesta Unidade. O instrumento utilizado para realizar este estudo foi um questionário semiestruturado, contendo 16 questões que abordaram dados pessoais e dados sobre a consulta. A partir dos resultados, pode-se concluir que a maioria dos pacientes que procuraram atendimento no serviço de urgência odontológica da USJI eram do sexo feminino, casadas, com idade média de idade de 43 anos, apresentavam baixo nível socioeconômico e baixa escolaridade materna. A dor de dente foi o principal motivo das consultas de urgência e o diagnóstico mais realizado foi o de doença de polpa, mostrando a falta e a necessidade da prevenção de doenças bucais, principalmente a cárie.