Interconsultas entre enfermagem e psicologia na puericultura: uma experiência de fortalecimento da vigilância do desenvolvimento infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.39305

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Sistema Único de Saúde, Psicologia, Enfermagem

Resumo

Os aspectos psicossociais do desenvolvimento infantil têm sido negligenciados nas consultas de puericultura, sendo fundamental uma abordagem interdisciplinar para alcançar um adequado processo de vigilância do desenvolvimento infantil. Este artigo descreve uma experiência de interconsultas na puericultura em uma Unidade de Saúde da Família, envolvendo Enfermagem e Psicologia, tendo como foco o instrumento de vigilância do desenvolvimento da Caderneta da Criança. Realizou-se observação participante de interconsultas na puericultura, com foco na vigilância do desenvolvimento infantil e realização de Educação Permanente em Saúde com os profissionais da unidade. Verificou-se que as consultas de puericultura priorizavam aspectos do crescimento, cabendo, portanto, uma abordagem do desenvolvimento infantil de forma ampliada. A Educação Permanente em Saúde envolveu temáticas da Psicologia e Enfermagem com foco na saúde integral da criança, possibilitando construção do trabalho interprofissional. A experiência contribuiu para a educação em saúde e fortalecimento da puericultura, entendendo a infância como um processo influenciado por aspectos multifatoriais.

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Biografia do Autor

Clara de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e especializanda em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia (UFBA). CV: http://lattes.cnpq.br/9307127136158719

Gabriela Evangelista Pereira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (FRB) e mestra Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). CV: http://lattes.cnpq.br/0908458684442914

Camila Barreto Bonfim, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (FRB), mestra e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). CV: http://lattes.cnpq.br/3323397621644430

Isabela Cardoso de Matos Pinto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), mestra em Saúde Coletiva e doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CV: http://lattes.cnpq.br/2028106055681178

Darci Neves dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Medicina pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e doutora em Epidemiologia Psiquiatrica  pela University of London (UL) Inglaterra. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA). CV: http://lattes.cnpq.br/1651604821137195

Arquivos adicionais

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Oliveira, C. de ., Pereira, G. E. ., Bonfim, C. B. ., Pinto, I. C. de M. ., & Santos, D. N. dos . (2024). Interconsultas entre enfermagem e psicologia na puericultura: uma experiência de fortalecimento da vigilância do desenvolvimento infantil. Revista De APS, 26. https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.39305

Edição

Seção

Relatos de Experiência